6 de maio de 2009

 

Waldir Pires agita Comitê Eleitoral de Emiliano

Aconteceu muito antes de Nelson pelegrino aceitar o convite do governador Wagner para chefiar a Secretaria de Justiça e dar espaço para Emiliano José assumir o mandato de deputado federal.

Eu escrevi este texto, mas, acabei por não publicá-lo. Acho que está em tempo.

Grande parte do Comitê Eleitoral do jornalista, escritor e ex-deputado Emiliano José (PT) chegou à reunião, realizada no PAF II (Ondina) da Universidade Federal da Bahia (sábado, 21/04) convencida de que se deveria lançar uma candidatura a deputado estadual. Basicamente por uma razão: reforçar a Assembléia Legislativa no segundo mandato do governador Jaques Wagner.

Convidado para falar sobre o resgate da política como caminho das transformações sociais, o ex-ministro Waldir Pires virou a mesa: propôs uma candidatura a deputado federal, como estratégia de fortalecimento da bancada baiana na Câmara dos Deputados e mergulho na campanha de Dilma Rousset à presidência.

O debate se instalou livremente. Lideranças da capital e do interior da Bahia se revezaram no microfone. Representantes de regiões como Semiárido, Guanambi, Recôncavo e Extremo-Sul da Bahia, com pré-candidaturas a deputado estadual engatilhadas, sentiram-se fortalecidas com a proposta de lançar Emiliano José para deputado federal.

A outra metade continuou defendendo uma candidatura a deputado estadual, priorizando o cenário político local, a importância de um parlamentar petista experiente na Assembléia Legislativa da Bahia, a necessidade de fortalecer o governo Wagner, que está iniciando grandes transformações sociais. Embora sem caráter de Plenária, a reunião sequer pode fazer uma Indicação de candidatura.

Mas um compromisso ficou bastante evidente. Pelos pronunciamentos, as lideranças acompanhariam Emiliano José para o que der e vier. O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, ressaltou que a preocupação pela estratégia eleitoral na disputa de 2010deve prevalecer nas reflexões políticas.

Com Dilma Rousset, o PT vai enfrentar pela primeira vez uma disputa sem a presença de Lula como candidato. Entretanto, acabou defendendo uma candidatura a deputado estadual para Emiliano José. A vereadora Vânia Galvão (PT) afirmou que vai com Emiliano seja qual for a decisão. Seguindo a lógica de Waldir Pires, Dorinha da CUT fortaleceu uma candidatura a federal. O ex-prefeito de Paulo Afonso, José Ivaldo, defendeu a estadual, os dirigentes estudantis da UNEB preferem a estadual...

ELOGIO AO CARÁTER – O ex-ministro Waldir Pires deu mais uma daquelas aulas memoráveis. Resgatou a memória da luta contra a ditadura, a angústia dos exilados, a coragem do retorno ao país, a luta pela redemocratização. “Emiliano é uma das figuras que conheci se afirmando na luta política, uma pessoa séria, íntegra, que se destacou pela inteligência e pelo caráter. Fiquei contente por ter ele me convidado para essa reunião de companheiros. Tarefa difícil essa de resgatar a política no quadro de uma crise geral, pois a política é a coisa mais importante da civilização humana, mas que, anda degradada e desconceituada”.

"O desafio do Brasil e do mundo é fazer política, porque não temos outro caminho senão a democracia e a liberdade. Este é um momento difícil porque a sociedade não respeita os políticos. Isso não é bom. Daí que eu acho que pessoas como Emiliano devem estar no centro da política. È preciso continuar o projeto de Lula, uma coisa absolutamente inovadora. As pessoas se perguntam porque tanto apoio do povo ao presidente Lula. É porque o povo se sente representado, desde os mais excluídos. “Eu pessoalmente voto pela presença de Emiliano na Câmara dos Deputados”, foram as palavras de Waldir Pires. Para ele, trata-se de obter um mandato que possa influir no cenário nacional. “Minha opinião é que ele já deveria estar lá. Temos bons deputados, mas, precisamos de mais”.(...) “Claro que se a Plenária decidir o contrario lutaremos também”, dizia Waldir Pires.

É difícil reproduzir uma reunião tão rica em reflexões políticas, debates, argumentos e contra-argumentos. O próprio Emiliano José, que chegou convencido a concorrer por uma candidatura a deputado estadual, revelou-se em dúvida. Federal? Estadual? Bom, nos próximos dias, no Comitê Eleitoral de Emiliano José o pau vai comer solto. Resta registrar momentos que me chamaram a atenção: um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao sociólogo Gey Espinheira, “um intelectual que dedicou sua produção acadêmica e sua vida pessoal à luta dos pobres e negros da Bahia”. Os trabalhos começaram às 9h e ás 15h ainda tinha gente trocando idéias pelos corredores da UFBA.

Há tempos não via nada parecido na vida política da Bahia. Fui para casa e, por acaso, estava na minha mesa a revista Caros Amigos, com um artigo de Emir Sader chamado “O resgate da política”. A superação do neoliberalismo requer o resgate da política para concretizar-se. A idéia é afirmar os direitos contra o mercado, a esfera pública contra a anarquia da mercantilização, o que pressupõe política, gestão, govermos e estados.

NB - Parecia até que Waldir Pires profetizava. Emiliano José acaba de tomar posse como deputado federal. O debate acabou.

Comments:
A Bahia vai ser divisor de águas p/ o PMDB.

Se andar c/ SP de Quércia, q nao cheira nem fede no cenário nacional, Gedel, q vai de Dilma em qlqr situacao, empurra Serrassuga prá meias tampas regionais, sem carisma nem poder sobre as massas.

Assim, qlqr q seja o rumo da candidatura EJ, Dilma sai ganhando, o PT sai ganhando, em Salvador ou em Brasílila - onde ela será extremamente útil ao próximo governo.

Dilma é DIL MAIS ...

Inté,
Murilo
 
Prezado,
tudo bem? Estou escrevendo para informar que a deputada Alice Portugal foi eleita nova coordenadora da bancada feminina na Câmara. Caso tenha interesse em mais informações, basta acessar:

http://www.aliceportugal.org.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=500

Gostaria dos seus contatos.
meu email é: alberto.marques@gmail.com
 
Também tive o prazer de comparecer a plenária de militantes petistas, companheiros, admiradores, amigos e fãs de Emiliano naquele sábado, 21/03 (em março, não abril, como foi noticiado), no PAF II, Campus de Ondina.

Quando fui convidado por telefone pelo companheiro Reginaldo, chegamos a discutir as perspectivas de candidatura de Emiliano antes mesmo de me deslocar para Salvador.

Fui a plenária acreditando, como está na matéria, que Emiliano deveria se lançar candidato a Deputado Estadual. Temos uma boa bancada, elegemos novos companheiros, valorosos, mas observamos que o Governador Wagner enfrenta um grande desafio em manter a unidade de uma base de apoio muito heterogênea.

E, considerando entre outros aspectos, que parlamentares com mais tempo na Assembléia deixaram seus respectivos mandatos (Zilton Rocha no TCE, Walmir Assunção na SEDES e Zé das Virgens como Prefeito de Irecê) e a disposição do atual Líder do Governo, Waldenor Pereira, de se lançar candidato a Deputado Federal, o nosso Governador Wagner, assim que reeleito, precisaria da presença de um companheiro com o perfil de Emiliano, preparado ao longo dos anos, mais do que qualquer outro, para combater a imprensa maliciosa e fascista que ainda tem ressonância em nosso Estado.

Surpreendentemente, pela sistemática da plenária, tive de ser um dos primeiros a me manifestar sobre o destino da candidatura de Emiliano (quem sou eu para recomendar alguma coisa a alguém como Emiliano?), mas me percebi muito inseguro e indeciso, sobretudo após a explanação do ex-governador Waldir Pires, a maior reserva moral viva de nosso Estado – como contradizer uma diretriz de Waldir?

Tanto inseguro estava que terminei por dizer que compreendia tanto que Emiliano poderia nos representar na Câmara Federal, quando na Assembléia Legislativa: Emiliano tem capacidade e dignidade suficientes para representar o povo baiano que lhe confia o voto onde quer que seja: tanto em Brasília, quanto em Salvador, tanto no Parlamento quanto no Executivo (quiçá eu seja tão profético como foi Waldir Pires naquele dia).

Acredito agora que, a julgar pelo ritmo dinâmico com o qual Emiliano assumiu o mandato (estou escrevendo agora sobre um mandato de dois dias apenas) as dúvidas vão se dissipar rapidamente. Talvez o debate já tenha acabado, como sugeriu Oldack Miranda.

De minha parte, continuo aqui em Brumado, distante da capital do Estado, mas sempre próximo desses bravos companheiros que integram a equipe de assessoria de Emiliano e, sobretudo, sempre pronto para atender prontamente aos chamados!

A sorte está lançada!Saudações petistas,

Luiz Frederico (Fredinho)
Secretário-Geral do DM PT Brumado
Candidato a Vice-Prefeito em 2008
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?