2 de dezembro de 2008

 

Minas tem dois PT´s, um é de Aécio, o outro é contra

Seguindo caminho inverso ao trilhado pelo PT municipal de Belo Horizonte, controlado pelo prefeito Fernando Pimentel, o Diretório Estadual do PT de Minas Gerais aprovou (29.11.08) resolução condenando a aproximação de setores do partido com o PSDB mineiro.

O PT mineiro reafirma as diferenças de projetos entre o PT e o PSDB. “De um lado estamos nós, que defendemos o estado democrático e de direito, com distribuição de renda e políticas sociais, trabalho e qualidade de vida para todos. Do outro lado está o PSDB, defensor do estado mínimo, das políticas de privatização e de concentração de capitais”, diz o texto.

Para o Diretório Estadual, o PT de Belo Horizonte “amargou uma perda eleitoral” em 2008, ao abrir mão de ter candidato próprio à prefeitura e aderir ao projeto do governador tucano Aécio Neves. “Situação que nos propomos a resgatar, unificando o partido em oposição ao programa neoliberal em curso em Minas Gerais”, afirmam os dirigentes.

O Diretório Estadual também aprovou o recadastramento de pessoas que se filiaram ao PT de BH no período pré-eleitoral, por suspeita de que tenham ocorrido filiações em massa. Dessa maneira, revogou decisão anterior da Comissão Executiva, que havia mandado arquivar o requerimento de investigação.

Leia abaixo a íntegra da resolução política:

Conjuntura, balanço e perspectivas para
conquistas democráticas e populares em MG


O PT mineiro saiu vitorioso nas eleições de 2008, da mesma forma como o partido saiu vitorioso em nível nacional. Este resultado é uma demonstração do apoio popular às políticas democráticas e populares adotadas pelo PT, em suas várias instâncias de atuação, com destaque para as políticas sociais e econômicas implementadas pelo Governo Lula.

O PSDB e o DEM, com suas políticas neoliberais, tiveram perdas eleitorais significativas no país e em particular em Minas Gerais. Qualquer que seja o resultado da crise mundial para a economia brasileira, esta deve ser imputada, no plano nacional e local, ao PSDB – ideólogo e gestor do neoliberalismo durante décadas.

O PT mineiro, que teve um significativo crescimento eleitoral, governará ou continuará a governar cidades como Contagem, Betim, Governador Valadares, Ipatinga, Teófilo Otoni, Pouso Alegre, Varginha e Coronel Fabriciano, bem como outras 100 prefeituras e 67 vice-prefeituras. Por outro, o apoio do Governador Aécio Neves não impediu a derrota do PSDB nos municípios como Barbacena, São João Del Rei, Vespasiano, Contagem, Betim e Governador Valadares.

Em Belo Horizonte, foi interrompida a experiência de 16 anos de êxitos nos governos do Patrus Ananias, Célio de Castro e Fernando Pimentel. Setores do partido optaram pela aliança com o PSDB, levando o PT a abrir mão da gestão da PBH, tendo como conseqüência uma diminuição na sua bancada de vereadores, além de contabilizar uma redução de mais de 50 mil votos na sua legenda. O PT amargou uma perda eleitoral. Situação que nos propomos a resgatar, unificando o partido em oposição ao programa neoliberal em curso em Minas Gerais.

Portanto, é tarefa desta Direção respeitar e exercer a regularidade das instâncias que compõem o partido em Minas Gerais, bem como organizar de maneira propositiva nossa oposição na Assembléia Legislativa. Demarcando, para a sociedade, a diferença de projetos entre o PT e o PSDB, pois de um lado estamos nós, que defendemos o estado democrático e de direito, com distribuição de renda e políticas sociais, trabalho e qualidade de vida para todos. Do outro lado está o PSDB, defensor do estado mínimo, das políticas de privatização e de concentração de capitais.

Do ponto de vista organizativo, devemos estimular todos os prefeitos e vices eleitos em nosso estado, a participarem do encontro promovido pelo DN em parceria com a Fundação Perseu Abramo entre os dias 10 e 12 de dezembro próximo, em Brasília. Construir uma rede de solidariedade na implantação do Sace nas cidades em que o PT estará de alguma forma no governo. Reavivar as 27 regionais criadas em março deste ano, bem como os setoriais. Este Diretório deverá ainda aprovar um calendário de atividades a ser cumprido até julho próximo.

Ativar o conselho de estudos estratégicos constituído pelo DR, para a organização das tarefas de elaboração de diretrizes para o programa de governo que vamos propor ao povo de Minas Gerais. Demarcar as diferenças entre os programas de governo do PT e do PSDB. Destacar as fragilidades das políticas econômicas do Governo Aécio e a real dimensão das políticas federais para todos os estados da Federação e em especial para Minas Gerais. Contrapor a todos os ataques sistemáticos de Aécio Neves às políticas do Governo Lula, como por exemplo, os recentes ataques em relação ao Programa Luz para Todos.

Unificar o PT para a vitória em 2010, em oposição ao governo Aécio Neves, e estabelecer consultas bilaterais e multilaterais com a base de sustentação do governo Lula em Minas, na perspectiva de uma agenda comum para a discussão programática.

Dialogar com as organizações dos movimentos sociais que recentemente estiveram em audiência com o Presidente Lula, levando uma pauta de reivindicações ao Governo Federal. Reafirmar o seu compromisso de implementar as resoluções nacionais e estaduais do PT, que estejam em conformidade com decisões de nosso III Congresso Nacional.

Diretório Estadual do PT de Minas Gerais
Belo Horizonte, 29 de novembro de 2008.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?