22 de outubro de 2008

 

Quatro cidades da Bahia têm piores índices educacionais do Brasil

Com base no relatório do Ministério da Educação, a Folha de S. Paulo listou os 19 municípios com o mais baixo índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) do Brasil. Todos os 19 estão no Norte/Nordeste e quatro deles são da Bahia: Barra do Choça com média 1,6 encabeça a relação. Depois vem Piraí do Norte com média 1,8 seguido de Ipecaetá com 1,9 e finalmente Araci com média 2. Para efeito de comparação a média brasileira é 4,2 e a dos países ricos é 6.

A formação de professores é a área mais crítica dos municípios com os piores índices de educação básica. Araci é um exemplo. A própria secretária municipal de educação, Dulcilene Mota, aponta a falta de formação dos professores como causa principal, embora falte água e o transporte seja precário. Em Araci, o concurso público é uma tapeação porque sequer exige nível superior. Por falta de espaço há aulas em casas alugadas. Uma delas tem o apelido de “casa das cobras”, porque há de fato cobras no forro do imóvel.

Os quatro municípios baianos não têm Internet, quadras esportivas, laboratórios nem bibliotecas. Alguns não têm merenda escolar e material didático. Em Barra do Choça, nenhum professor tem nível superior e 60% das crianças repetem de ano ou saem da escola. A reportagem da Folha de S. Paulo fotografou a fachada da Escola Municipal Cecília Sarmento Leal, que tem o mais baixo IDEB de todo o Brasil.

É a herança maldita do carlismo na Bahia. Prefeitos ladrões que desviam recursos ou aplicam mal o que têm. Há uma verdadeira “cultura do desinteresse”.

Wagner vai penar para mudar essa realidade. A herança é profundamente maldita.

Comments:
O moderador do blog Política Livre tá numa felicidade que só.Por causa dos novos números do Datafolha.50% a 40% a favor do candidato da direita.Uma pena que a minha única esperança de vitória petista em capitais nesse segundo turno está indo pro ralo
 
Herança de ACM.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?