16 de setembro de 2008

 

Veracel corrompe funcionários do Ibama, prefeitos e vereadores

A Agência Carta Maior publicou matéria sobre o embroglio da Veracel na Bahia. "Desertos verdes" é o título da matéria assinada por Clarinha Glock, da ong Terramérica. A Veracel foi condenada a uma multa de R$ 20 milhões e também a retirar plantações de eucaliptos de uma área de 96 mil hectares. O Ministério Público Estadual pediu à Justiça que anule licenças ambientais para plantio de eucalipto da Veracel, obtidas por meios ilícitos, como corrupção de funcionários de órgãos ambientais e subornos de prefeitos e vereadores.

De acordo com o promotor João da Silva Neto, de Eunápolis (BA), também foram obtidos, de forma suspeita, certificados de qualidade para garantir exportações. Há também acusações de financiamento de campanhas eleitorais pela empresa controlada pelo grupo multinacional (sueco-finlandês) Stora Enso.

Após 15 anos de trâmite nos tribunais, o desenlace da primeira ação do Ministério Público contra a Veracel, em julho de 2008, foi uma multa de R$ 20 milhões, respondendo a denúncias de organizações não-governamentais, como o Greenpeace e a SOS Mata Atlântica. A empresa foi multada e condenada a retirar as plantações de eucalipto de uma superfície de 96 mil hectares – distribuídos em quatro municípios baianos – e a reflorestá-los com espécies nativas da Mata Atlântica - o ecossistema afetado.

As iniciativas judiciais em vários pontos do Brasil são produto da consciência da sociedade, sabedora dos danos que a monocultura de eucalipto provoca, como êxodo rural e desemprego, além de desastres ambientais, disse Ivonete Gonçalves, do Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia. “Há 16 anos controlamos, no sul do Estado, empresas de celulose que cometiam crimes como plantar eucaliptos em áreas de preservação permanente, lançando venenos nas nascentes de rios, e o Estado foi conivente e omisso”, afirmou ela.

Os que se opõem a essa indústria no Brasil lutam, agora, pela transparência nas eleições municipais de outubro, rejeitando candidatos cujas campanhas são financiadas pelas indústrias do papel.

LEIA NA ÍNTEGRA

Comments:
Oldack, talvez voce fosse gostar do meu blog, especialmente do que comentei ontem, iniciando meu apoio a walter Pinheiro. Nao sou PTista, ainda guardo admiracao por certas vertentes do PSDB, e nao concordo com tudo o que voce escreve (que acho excessivamente lulista). Mas fica ai o convite para visitar: www.ultimobaile.com
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?