13 de setembro de 2008

 

Blog Brasil Local divulga cooperativa em Salvador que cria jóias com material reciclado

Como todos sabem, o Brasil Local é um projeto do Governo Lula, que apóia o desenvolvimento sustentável, por meio do fomento à organização de empreendimentos coletivos gerenciados pelos próprios trabalhadores. O Projeto Brasil Local é coordenado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego. É executado pela Universidade de Brasília. Desde 2006, o Brasil Local apoiou 687 empreendimentos, em 199 municípios, envolvendo mais de 40 mil trabalhadores.

Hoje (13/09), dando uma espiada no blog do Alê (http://www.aleporto.com.br/), me deparei com uma entrevista do secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, falando sobre o Projeto Brasil Local. Ele acredita no abandono progressivo do trabalho assalariado e critica as dificuldades enfrentadas pelos empreendimentos econômicos solidários. Como uma coisa puxa outra, dei uma olhada numa reportagem, no blog do Projeto Brasil, sobre a Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet) que, em Salvador, toca uma experiência de criação de jóias com a reutilização de embalagens PET. Um luxo.

Com demanda expressiva e sem exigir grandes investimentos, a produção de bijuterias é um mercado em ascensão no País. A ação é resultado de parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que ofereceu capacitação a membros da CamaPet. A coleção, intitulada Pérola Negra, foi inspirada em personalidades negras da cultura baiana. O objetivo é preservar o legado da mulher africana. O conjunto inclui brincos, pulseiras, colares e outros acessórios.

MAIS INFORMAÇÕES

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?