9 de setembro de 2008

 

Projeto Pintadas Solar ganha prêmio internacional

Pintadas é um município do semi-árido baiano, distante 250km de Salvador. São 11 mil habitantes. É um exemplo de gestão democrática e popular. O Projeto Pintadas Solar foi um dos vencedores do Prêmio SEED 2008. A iniciativa SEED (Semente, em iglês) é uma rede global de ongs internacionais voltadas para promoção do desenvolvimento sustentável, em sintonia com as Metas do Milênio.

Pintadas Solar foi selecionado entre 400 projetos do mundo inteiro e conquistou o prêmio pela estratégia inovadora que promove o uso de tecnologias apropriadas de irrigação e bombeamento de água, com o objetivo de fortalecer a agricultura de pequena escala, a segurança alimentar e a geração de renda com foco no mercado de bio-combustíveis.

O Projeto Pintadas Solar busca desenvolver estratégias de adaptação às mudanças do clima no semi-árido, onde a escassez de água e as temperaturas altas agravam o quadro social. Em Pintadas, quase todos os 1.600 domicílios rurais contam com cisternas que armazenam água das chuvas.

O Projeto Pintadas Solar está ancorado numa forte articulação comunitária chamada Rede Pintadas que organiza mulheres, jovens, apicultores e religiosos e pressiona (no bom sentido) o poder público por ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. A fase de implantaçãodo projeto começou em 2006 e terminou em 2008.

O Prêmio SEED se traduz em suporte técnico, desenvolvimento de planos de negócios, articulação com redes e financiadores. A entrega do prêmio será em novembro.

Pintadas não está isolada do mundo. O Projeto Pintadas Solar é fruto de uma parceria entre a comunitária Rede Pintadas, a rede global SouthSouthNorth que promove projetos de adaptação ao clima, a Rede de Desenvolvimento Humanos (REDEH) e o Centro Clima da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também são parceiros o Instituto Ambiente Itália, a Fundação Cariplo e o governo da Holanda. Mas, o projeto não seria possível sem a Rede Pintadas que, desde 1999, mobiliza e organiza a população.

Fonte: Assessoria de Comunicação da deputada estadual Neuza Cadore (PT).

Mais informações em www.pintadas-solar.org

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?