3 de setembro de 2008

 

Gilmar Mendes, revista Veja, degradação institucional e que Deus nos proteja

O sociólogo Gilson Caroni Filho, no site Carta Maior, escreveu um artigo revelador intitulado "Mendes, Veja e a degradação institucional".

Qual terá sido o objetivo da revista Veja? "Denunciar" que a Abin teria feito grampos ilegais nos telefones do ministro Gilmar Mendes e outras autoridades e, com isso, alertar à sociedade sobre a existência de um Estado Policial que ameaça as instituições democráticas? Ou, na verdade, “paralisar as investigações da agência sobre conspirações deflagradas contra o Estado de Direito, inclusive aquelas perpetradas nas páginas da Veja, sobretudo durante a campanha eleitoral de 2006, mas também com evidências no caso do "dossiê anti-FHC" para derrubar a ministra Dilma?”.

A revista Veja quer é botar fogo no circo. As denúncias são editorializadas. São afirmações sem um pingo de comprovação. São fontes não identificadas. Fatos inventados deslavadamente. Com base em toda essa sujeira midiática, o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, se movimenta numa conduta ética deplorável. O mestre Dalmo Dallari já tinha alertado sobre o perigo da indicação de Gilmar Mendes para o STF. O ex-presidente FHC deve mais esse desserviço ao país. Um desserviço aos direitos, ao combate à corrupção e à própria normalidade constitucional.

Gilmar Mendes é a personificação da degradação institucional.

Ao conferir à linha editorial de Veja um caráter de “realismo jurídico" o ministro Gilmar Mendes está firmando uma perigosa jurisprudência.

LEIA NA ÍNTEGRA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?