3 de agosto de 2008

 

Governo do narco-presidente da Colômbia Álvaro Uribe tortura e mata

A "democracia" de Álvaro Uribe, que a mídia brasileira tanto defende, tortura e mata na Colômbia. Leia o registro da Agência Adital.

Estado é o principal torturador de colombianos

Agência Adital - A Coalizão Colombiana Contra a Tortura divulgou, em julho, o relatório "Tortura: Colômbia padece um Regime Torturador - Violência sexual como estratégia do Terror Estatal", em que revela a triste realidade enfrentada pelos colombianos. Os dados, obtidos durante o ano de 2007, mostraram 97 casos de tortura, sendo que em 90,1% do total o Estado colombiano participa.

Segundo o informe, 27 vítimas foram torturadas e deixadas com vida, enquanto que em 43 casos, as vítimas foram torturadas e logo após assassinadas. Do total, 11 eram crianças e 18 mulheres. A participação do Estado por ação direta de seus agentes ocorreu em 70,4% dos casos; 19,7% deles foram mediante uso de estratégia paramilitar.

São listados alguns exemplos de casos de tortura que ocorreram no ano de 2007. Em um deles, um menino de 10 anos foi espancado por membros do Exército Nacional por mais de 15 minutos. Os uniformizados ameaçaram em cortar seus dedos e em matá-lo, acusando-o de ser guerrilheiro. O rosto e a cabeça do menino ficaram destroçados.

"Os casos anteriores fazem parte dos 97 que puderam ser documentados pela Coalizão que são uma parte ínfima das cifras reais, já que muitas vítimas se abstêm de denunciar devido às dificuldades para acessar a justiça, o temor diante dos torturadores e a ausência de mecanismo de proteção a vítimas e a testemunhas, como também a invisibilidade desse crime em âmbito nacional", afirma o documento.

A Coalizão Colombiana Contra a Tortura é integrada pela Associação de Familiares de Detidos Desaparecidos (Asfaddes), Associação Minga, Coletivo de Advogados José Alvear Restrepo, Comissão Colombiana de Jurista, Corporação Avre, Corporação Reiniciar, Fundação Comitê de Solidariedade com Presos Políticos (FCSPP), Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT) e Terre des Hommes.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?