10 de março de 2008

 

A Mulher da Lei e a Mulher Bandida: que bela homenagem para o Dia da Mulher!

Causa assombro, indignidade e vergonha a manchete da Tribuna da Bahia, no dia oito de março, sob o título "Duas faces da mulher: Mulher da lei, mulher bandida". Além de preconceituosa, grosseira, estigmatizante e de induvidoso mau gosto, a manchete expressa, nitidamente, a afirmação do Estado classista e policial do Movimento de Lei e Ordem que comanda o pensamento das elites no país, dentre as quais se destaca a mídia.

"Bonita, charmosa, atraente e poderosa" é a qualificação da Delegada Patrícia Nuno. De acordo com a matéria, era desejo da homenageada ser modelo, profissão substituída com sucesso pela função que desempenha na segurança pública.

O perfil da mulher branca, de classe privilegiada e nível superior é estampado por quase toda a folha do periódico em tamanho proporcional à sua categoria de pessoa "do bem", de heroína, com possibilidade social e econômica de conciliar os diversos papéis que exerce na sociedade capitalista que ajuda a proteger como reconhecida Delegada de Polícia.

Outra, no entanto, é a identidade atribuída pela matéria a Priscila Alves, a "Mulher bandida". Pessoa "do mal", pobre, negra, sem charme e sem poder, a ante heroína é colocada exatamente do tamanho e no lugar que ocupa na sociedade excludente onde tenta sobreviver: no "patamar de baixo" da matéria, em dimensão menor, flagrantemente prostrada na sua condição de mulher e ferida na sua dignidade e condição de sujeito social com direitos, dentre os quais o de ser respeitada como pessoa. Priscila é o retrato de olhar tristonho por trás da valise e do saco plástico preto estrategicamente colocados para sugerir a traficância ilícita. Sua postura desajeitada parece negar o discurso da sorridente "top model do crime" alardeado pelo jornal.

A matéria, infeliz na manchete e execrável na abordagem, retrata fielmente a seletividade do sistema punitivo, que coloca, de um lado, os que têm saber e poder, os dominantes, e do outro lado, os dominados, que têm subtraídas todas as possibilidades de inclusão social e, mais grave, os que são destituídos até mesmo de seu direito à auto-estima. No caso de Priscila, merece repúdio a ausência absoluta de prurido ético na manchete e no violento contraste social das duas protagonistas que a matéria faz questão de exibir. Critique-se, ademais, a linguagem do texto nas referências a Priscila, traduzindo a etiqueta de mulher de conduta desviada, que viola dispositivos penais e merece, por isso, a resposta que o estado reserva para os que ousam afrontar seus comandos e romper com as regras que dita para o convívio social.

A Delegada Patrícia Nuno, exaltada por sua história de mulher vitoriosa e esteticamente perfeita, certamente está feliz e festeja com razão o reconhecimento público de sua trajetória pessoal e profissional.

E Priscila? Que bela homenagem a mídia lhe prestou no Dia da Mulher! Sua história pessoal foi esquartejada e distribuída em pedaços reconstituídos na pequena foto ao final da página que discorre sobre a Mulher da Lei e a Mulher bandida. O que nunca mais será devolvido a Priscila é o respeito com que deveria ser tratada no momento em que sua imagem e sua história foram confrontadas com a de outra mulher.

O que deve ser trazido à discussão e repudiado de forma veemente é o ato de violência que foi praticado contra Priscila não só pela forma como foi abordada a matéria como também pelo rótulo de mulher fora da lei com que foi apresentada à opinião pública.

A você, Priscila e a todas as mulheres que você representa nessa patética manchete, mulheres que fazem parte da clientela preferencial do sistema; a você que provavelmente foi expropriada de suas possibilidades de ser parte do mundo dos que se apropriam do saber para oprimir; que deve ser uma das herdeiras históricas do colonialismo perverso que expulsou o homem dos campos onde flertava cotidianamente com o sonho de ter seu pedaço de chão para viver feliz; você, que não deve ter tido as oportunidades que permitem escolhas diferentes do caminho que a truculência da matéria fez questão de escancarar; a você, no Dia da Mulher, tão reduzida, maculada e profundamente ferida na sua essência humana, as minhas desculpas, o meu constrangimento e a minha tristeza.

Que nunca mais você permita essa exposição midiática infame para satisfazer a concupiscência ideológica dos que se pensam donos dos corpos e da alma dos que não têm senão a si próprios para defender sua condição humana.



Marilia Lomanto Veloso

Doutora em Direito Penal pela PUC/SP

Professora da UEFS

Membro do Conselho Penitenciário do Estado da Bahia

Presidente do JusPopuli/Direitos Humanos

Comments:
a manchete saindo desse jornelo tribuna da bahia não me surprendeu pois esse jornaleco e vezeiro em manchetes ridiculas e preconceitosa vejam o que ele tem feito com o atual governo onde nada de bom aconteceu são as viuvas ddaquele coronel que se foi com certesa estão com saudade das benecias da propanga oficial.
atenciosamente
jose raimundo costa luz
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?