23 de janeiro de 2008

 

Sobre febre amarela sou mais Dr. Adib Jatene e descarto Eliane Catanhêde jornalista tucana

A jornalista Eliane Catanhêde inventou irresponsavelmente pelo país afora, graças à reprodução irracional de seu texto pela mídia empresarial, um alarmismo infernal sobre febre amarela. Ela queria criar problema para o Governo Lula, e criou.

Agora, o médico Adib Jatene (Folha de S. Paulo - 22/01), ex-ministro da Saúde, ajuda a repor a verdade. A corrida pela vacina por pessoas que não precisam dela reduz a disponibilidade para os que efetivamente dela têm necessidade.

Desde 1942 não ocorre no Brasil um caso sequer de febre amarela urbana. A forma silvestre, entretanto, é impossível eliminar porque ela infecta animais das florestas. Por isso é que o Ministério da Saúde vacina a população das áreas de risco, nas áreas de mata. Nos últimos 12 anos foram vacinadas 60 milhões de pessoas e ocorreram 349 casos, com 161 óbitos, todos de pessoas que freqüentaram áreas de risco.

Os números não são alarmantes. Alarme e convocação geral da população para vacinação em massa só na cabeça pirada de Eliane Catanhêde, cujo marido tem agência de publicidade a serviço do PSDB. O artigo de doutor Adib Jatene esclarece as coisas. Não há nenhuma razão para vacinar pessoas que não rssidem em áreas endêmicas de mata.

O alarmismo provocado pela mídia (leia-se Jornal do Brasil, Rede Globo e afiliadas) tem levado pessoas a fazerem fila nos postos de saúde. Na verdade, elas estão se expondo aos efeitos adversos de uma vacina com vírus vivo da febre amarela. Assim, a corrida pela vacina provoca riscos desnecessários às pessoas e reduz a disponibilidade para quem realmente dela precisa.

Elianne Catanhêde e a mídia empresarial que edita manchetes sensacionalistas e alarmistas buscam desmoralizar iniciativas governamentais, disseminando desconfiança na palavra oficial. É tudo política da pior espécie. Não há epidemia, não há surto e não há razão para vacinação em massa contra febre amarela. Sou mais Adib Jatene. Não acredito na mídia nacional.

LEIA ADIB JATENE NA ÍNTEGRA

LEIA A "BOFETADA DOS CANALHAS"

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?