25 de janeiro de 2008

 

PCdoB da Bahia propõe consolidação da aliança com PT e PSB e prevê saída da prefeitura de Salvador

A Comissão Política Estadual do PCdoB, reunida quinta-feira (24/1), discutiu o projeto do partido para 2008, levando em consideração as mudanças no cenário político baiano de novembro para cá, data da Conferência Estadual. O presidente estadual, Péricles de Souza, defendeu o fortalecimento de um núcleo de esquerda no estado, integrado pelo PCdoB, PT e PSB. A reunião realizada no Hotel da Bahia, em Salvador, foi a primeira reunião da Comissão Política Estadual eleita em dezembro de 2007.

A aproximação do prefeito João Henrique com o PMDB e o PP mereceu destaque de Péricles de Souza. “Na aliança entre o PP e o PMDB vemos a constituição de um núcleo com uma conotação de direita ou de centro-direita, e com isso a cidade passa a ter uma administração que tende para a este lado, como disse a presidente estadual do PSB, ‘é uma guinada à direita’ da gestão de João Henrique”, declarou Souza. De acordo com o presidente estadual, essa mudança de postura dentro do Palácio Thomé de Souza tende a afastar os que até então eram aliados do prefeito. “À medida que o governo vai tomando essa feição mais direitosa que se manifestou expressamente na imposição do PDDU, aumenta a expectativa pela saída de outros partidos”.

O PCdoB pretende manter as decisões e os planos traçados durante a Conferência Estadual. “Nós levamos em conta as novidades da conjuntura política para ajustar a nossa tática, que continua, no essencial, uma tática ousada” afirmou Souza. Esta tática inclui valorizar mais as eleições majoritárias, campo no qual o partido não costumava concentrar as suas forças. “Pretendemos eleger muito mais prefeitos e vereadores do que nas eleições anteriores e daremos especial atenção à candidatura de Olívia Santana em Salvador, que tem tido uma excelente repercussão junto ao eleitorado e às forças políticas baianas”.

A Comissão Política reforçou a proposta de maior articulação política do núcleo de esquerda. “A reunião apontou a necessidade de uma articulação especial com o PT e o PSB, no sentido de aprimorarmos uma relação mais estreita no seio do governo Wagner e também no processo eleitoral de 2008, da capital e do interior”, declarou Péricles de Souza. Sobre as possíveis movimentações em torno da candidatura de Olívia Santana, Souza afirmou que “é o desejo de amplos setores progressistas que haja uma unidade entre o PCdoB, o PT e o PSB, além de outros partidos desse campo”.

A informação está em VERMELHO

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?