31 de outubro de 2007

 

Vânia Galvão contra a violência moral no trabalho

A vereadora Vânia Galvão (PT), que disputa a presidência do Diretório Municipal do PT de Salvador, é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Cidadão na Câmara Municipal e é autora da primeira lei aprovada na Bahia que protege os trabalhadores municipais de Salvador contra a violência moral no trabalho.

Graças a sua atuação, foi aprovada a Lei 6986/2006, sancionada em 31 de janeiro de 2006, que dispõe sobre o assédio moral na administração pública do município, e estabelece que destratar, ofender, humilhar, constranger, oprimir, perseguir o servidor público municipal de Salvador é contra a lei. É crime.

Recentemente, a vereadora promoveu uma Audiência Pública para discutir a regulamentação dessa lei com representantes do sindicato dos servidores municipais, Ministério Público e órgãos do governo municipal. A professora e pesquisadora Petilda Vasquez do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher (Neim) da UFBa fez uma palestra sobre o assédio moral.

A violência moral no trabalho é a exposição de quem trabalha à situação de constrangimento repetido e prolongado no exercício de suas funções. Ela é uma prática tão antiga que tem se agravado e banalizado ao longo dos últimos anos.

Mesmo assim, muita gente nem sabe que também é vítima de um sofrimento, geralmente silencioso, que persegue e maltrata o trabalhador até ele adoecer. Em geral, ela deriva de relações hierárquicas autoritárias em que predominam condutas sem éticas, nas quais o chefe ameaça o subordinado. Na maior parte das vezes, a vítima não tem muita alternativa: ou sai do emprego ou o mantém à custa de humilhação e perseguição.

Vânia Galvão tem tudo para ser presidente do PT de Salvador.

Vânia Galvão tem o compromisso de fazer com que o Partido dos Trabalhadores seja uma força política ainda mais presente no cotidiano de Salvador, uma cidade com imensas desigualdades sociais e com muitas diferenças que precisam ser evidenciadas e respeitadas para que a democracia defendida pelo partido contemple a todos.

Comunique-se com Vânia Galvão pelo e-mail: comunicação_social@vaniagalvao.com.br
Ou pelo telefone: 3320-0119

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?