10 de outubro de 2007

 

Sete candidatos e nove chapas disputam eleições diretas no PT

Fico aqui pensando como os “formadores de opinião” vão dar esta notícia. Provavelmente vão dizer coisas do gênero “PT se DIVIDE em sete”, ou deformações assemelhadas. Pelo andar da carruagem do Partido da Imprensa (PI) o mais provável é essa inversão. O que é bom no PT passa a ser ruim.

O site nacional do PT informa que sete candidatos irão disputar a presidência nacional no PED (Processo de Eleições Internas) 2007, cujo primeiro turno acontece em 2 de dezembro. Caso nenhum deles faça 50% mais um dos votos válidos, a disputa será decidida em segundo turno, no dia 16 de dezembro.

Os candidatos inscritos até o prazo limite (20h desta terça-feira, 9) são: Ricardo Berzoini (chapa Construindo um Novo Brasil), Jilmar Tatto (Partido é pra Lutar), José Eduardo Martins Cardoso (Mensagem ao Partido), Valter Pomar (A Esperança é Vermelha), Markus Sokol (Terra, Trabalho e Soberania), José Carlos Miranda (Um Programa Socialista para o PT) e Gilney Viana (Militância Socialista).

Concorrem ainda outras duas chapas que não apresentaram candidatos nacionais à presidência: Democracia pra Valer e Movimento Popular. Assim apesar de sete candidatos nove chapas disputam o espaço. É que os órgãos de direção são compostos proporcionalmente aos votos recebidos. Uma tendência pode querer espaço na direção sem ter cacife para lançar candidatura à presidência.

No PED do PT, os filiados votam separadamente no presidente e na chapa, processo que se repete nas instâncias estaduais, municipais e zonais.

Profundamente democrático. Qual partido do Brasil pode fazer isso?

Partido político no Brasil tem dono, o PT não tem dono.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?