10 de outubro de 2007

 

Bahia leva samba-de-roda ao Festival de Corais de Belo Horizonte

A Bahia estará representada no 5o Festival de Corais de Belo Horizonte. O Coral Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia) foi convidado e leva o samba-de-roda do Recôncavo e um roteiro musical com forte presença de cantores e compositores baianos. O Coral Desenbahia fará quatro apresentações na capital mineira e duas em Sabará e Mariana.

O coral baiano com 28 integrantes, além do percussionista Ricardo Dórea, sob a batuta do Maestro Magno Aguiar, fará apresentações, na Igreja da Pampulha, na Praça Duque de Caxias (bairro Santa Tereza), na Casa do Conde (Funarte) e no Parque das Mangabeiras.

Para o Festival de Belo Horizonte o Coral Desenbahia preparou um medley com samba-de-roda da Bahia, músicas de festas de largo, alusões a Riachão, Gil, Caetano, Araketo e canções da MPB, Ivan Lins, Milton Nascimento, Antônio Carlos e Jocafi. Ao final, uma bela homenagem a Elis Regina e às mulheres do mundo.

SAMBA NO ROTEIRO

Segundo o Maestro Magno Aguiar, o roteiro musical do Coral Desenbahia reflete a nossa diversidade cultural. "Temos um medley basicamente com samba-de-roda do Recôncavo, que começa com "Patuscada de Ghandy", de Gilberto Gil, e então vai se criando toda uma ambientação de uma festa de largo. Os coralistas se apresentam com figurinos do samba-de-roda, saias rodadas, coloridas, de chitão, os rapazes de camisa branca e pés descalços".

"Junto ao medley cantaremos "Não se Vá" (de Jane e Herondi), um conjunto de canções populares e até da Jovem Guarda, como "Detalhes" de Roberto Carlos e Erasmo. O grupo encena uma espécie de "guerra dos sexos" em que o amor acaba vencendo. Nesse musical com dramatização os homens se vestem de paletó xadrez com um imenso girassol na lapela, as mulheres usam xales coloridos. Incluímos músicas do Clube da Esquina (vamos cantar no bairro Santa Tereza que eles popularizaram) como "Maria, Maria" e "Caçador de Mim" de Fernando Brant e Milton Nascimento".

Faremos alusões a Ivan Lins e Victor Martins com "Um novo tempo". Mas é forte a presença de compositores baianos como Riachão (Xô Xuá), Araketo é bom demais (Dinha), "Canto de um povo" de Caetano Veloso. Ao final vamos fazer uma homenagem às mulheres homenageando Elis Regina, com a voz gravada da cantora fazendo um back na canção "Como os nossos pais".

PROGRAMAÇÃO:
1) Quinta-feira, 11/10 - 20hs, apresentação na Casa do Conde -
2) Sexta-feira, 12/10 - 10h, apresentação em Mariana, Teatro Sesi -
20h, apresentação na Praça Duque de Caxias (Santa Tereza)

3) Sábado , 13/10 - 15h00 - apresentação Igreja da Pampulha -
20h30 - apresentação em Sabará - Teatro Municipal -
4) Domingo, 14/10 - 18h - apresentação no Parque das Mangabeiras.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?