17 de maio de 2007

 

Polícia Federal prende deputado distrital e prefeito baiano

Site Congresso em Foco confirma prisão do prefeito Luis Caetano pela Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (17)o deputado distrital Pedro Passos (PMDB), o prefeito de Camaçari (BA), Luiz Caetano (PT), e outras 17 pessoas durante a Operação Navalha, que pretende desarticular uma quadrilha que desviava recursos públicos federais. A PF cumpre 40 mandados de prisão e 84 de buscas.

Segundo a PF, também foram presos funcionários públicos e intermediários da Empresa Gautama, que seria utilizada pela organização criminosa. A quadrilha teria desviado recursos dos ministérios de Minas e Energia, da Integração Nacional, das Cidades, do Planejamento, e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit).

A Operação Navalha mobiliza 400 policiais federais no Distrito Federal e em nove estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão e São Paulo. Segundo a PF, as investigações começaram em novembro de 2006. A quadrilha é acusada de ter cometido diversos crimes, como fraudes em licitações, corrupção passiva e ativa, tráfico de influência e lavagem de dinheiro, dentre outros.

Três níveis

De acordo com a PF, a organização criminosa era estruturada em três diferentes níveis. No primeiro deles estariam as pessoas diretamente ligadas à construtora Gautama. No segundo, auxiliares e intermediários, em especial aqueles responsáveis pelo pagamento das propinas. Já no terceiro nível estariam autoridades públicas, que seriam responsáveis por remover obstáculos à atuação do grupo.

Entre os métodos utilizados pela quadrilha está o custeio de viagens de autoridades estaduais a Brasília para defender os interesses da quadrilha. Durante as investigações, os policiais federais identificaram situações em que autoridades públicas recebiam vultosas quantias em espécie da organização criminosa. Em alguns casos também teriam sido constatados recebimentos de outras vantagens, como carros de luxo. (Edson Sardinha)

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?