27 de fevereiro de 2007
Mineiro assume Secretaria Nacional de Comunicação do PT
Gléber Naime, que estava à frente do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT, acaba de assumir a Secretaria Nacional de Comunicação do partido. Ele vai coordenar a política de comunicação definida pela Direção Nacional. Segundo Gléber, o PT precisa de instrumentos ágeis para dialogar com os movimentos sociais. Ele defende transformar os sites do PT numa poderosa Rede, um grande Portal competitivo e influente e quer uma evolução no “modo petista de se comunicar”.
LEIA A ENTREVISTA CONCEDIDA AO PT-MG.
PT-MG - Quais são os seus planos na Secretaria, você já pensa em alguma mudança?
GN - Nós vamos fazer um Planejamento da Executiva Nacional na próxima semana. Eu sempre achei que a Comunicação, em particular, deve ser do Partido e não de uma Secretaria de Comunicação. Meu papel vai ser coordenar uma política de Comunicação definida pela Direção Nacional. Em breve teremos o Projeto formatado.
PT-MG - Qual é, na sua opinião, a importância da Secretaria Nacional de Comunicação do
PT neste momento político.
GN - O PT precisa urgentemente de instrumentos ágeis para disputar sua opinião na sociedade e dialogar com os movimentos sociais, o governo e a sua militância. A Secretaria de Comunicação do PT deve ser o executor da política de todo o partido.
PT-MG - A vitória de Lula em 2006 significou também a vitória contra a manipulação da grande imprensa que tentou que Lula não fosse reeleito. O que essa vitória significa de fato? Que o eleitor não é mais tão manipulável assim? O que mudou? E para esse novo eleitor, esse novo público, como deverá ser o trabalho de comunicação?
GN - Tivemos uma vitória eleitoral, uma vitória política e, em certo ponto ideológica. Os donos das mídias empresariais foram derrotados junto com a direita, na medida em que as opiniões “publicadas” se expressaram na minoria. O debate do segundo turno clarificou os projetos em disputa e o povo, soberanamente, fez uma opção pela esquerda, pela continuidade e aprofundamento das mudanças que estão ocorrendo no país. O PT deve primeiro potencializar os atuais instrumentos de comunicação de que dispõe, nos níveis municipal, estadual e nacional, como por exemplo transformar nossos diversos sítios em uma grande e poderosa Rede, num portal muito competitivo. Assim como ampliar e replicar Redes de mailling do Partido, dos mandatos em todos os níveis, dos movimentos sociais, aliados e amigos do PT. Considero que o primeiro passo é o da Internet. Precisa de uma atenção especial os pequenos municípios, que demandam outros meios de comunicação, como o rádio, por exemplo, que nosso partido não dá muita atenção.
PT-MG - No atual modelo político do país, o Brasil passa por eleições a cada dois anos. O PT, assim como outros partidos, lança manuais eleitorais, e isso inclui a comunicação, com dicas e orientações aos diretórios e parlamentares do partido, também a cada dois anos. Você não acha que especificamente no caso da comunicação, deveria ser criada uma política permanente, uma espécie de "o modo petista de comunicar"?
GN - Penso que estamos muito atrasados neste campo da Comunicação, principalmente a comunicação interna, mas também na disputa política em geral. Temos de botar a criatividade para funcionar , pois não é fácil enfrentar o canhão da mídia conservadora, principalmente a TV. Precisamos de olhar mais longe, nos rumos tecnológicos e montar uma estratégia de longo prazo para o Partido.
PT-MG - O PT já vem anunciando que investirá muito na formação dos petistas. Em Minas, A Secretaria de Formação Política já realizou encontros e já está traçando metas de ação para 2007 com forte ênfase na sua formação de base. Na comunicação será feito algo semelhante? Na sua opinião o PT precisa de formação nessa área?
GN - Seria fundamental se na Escola que o Partido vai criar houvesse um espaço para discutir Comunicação.
LEIA A ENTREVISTA CONCEDIDA AO PT-MG.
PT-MG - Quais são os seus planos na Secretaria, você já pensa em alguma mudança?
GN - Nós vamos fazer um Planejamento da Executiva Nacional na próxima semana. Eu sempre achei que a Comunicação, em particular, deve ser do Partido e não de uma Secretaria de Comunicação. Meu papel vai ser coordenar uma política de Comunicação definida pela Direção Nacional. Em breve teremos o Projeto formatado.
PT-MG - Qual é, na sua opinião, a importância da Secretaria Nacional de Comunicação do
PT neste momento político.
GN - O PT precisa urgentemente de instrumentos ágeis para disputar sua opinião na sociedade e dialogar com os movimentos sociais, o governo e a sua militância. A Secretaria de Comunicação do PT deve ser o executor da política de todo o partido.
PT-MG - A vitória de Lula em 2006 significou também a vitória contra a manipulação da grande imprensa que tentou que Lula não fosse reeleito. O que essa vitória significa de fato? Que o eleitor não é mais tão manipulável assim? O que mudou? E para esse novo eleitor, esse novo público, como deverá ser o trabalho de comunicação?
GN - Tivemos uma vitória eleitoral, uma vitória política e, em certo ponto ideológica. Os donos das mídias empresariais foram derrotados junto com a direita, na medida em que as opiniões “publicadas” se expressaram na minoria. O debate do segundo turno clarificou os projetos em disputa e o povo, soberanamente, fez uma opção pela esquerda, pela continuidade e aprofundamento das mudanças que estão ocorrendo no país. O PT deve primeiro potencializar os atuais instrumentos de comunicação de que dispõe, nos níveis municipal, estadual e nacional, como por exemplo transformar nossos diversos sítios em uma grande e poderosa Rede, num portal muito competitivo. Assim como ampliar e replicar Redes de mailling do Partido, dos mandatos em todos os níveis, dos movimentos sociais, aliados e amigos do PT. Considero que o primeiro passo é o da Internet. Precisa de uma atenção especial os pequenos municípios, que demandam outros meios de comunicação, como o rádio, por exemplo, que nosso partido não dá muita atenção.
PT-MG - No atual modelo político do país, o Brasil passa por eleições a cada dois anos. O PT, assim como outros partidos, lança manuais eleitorais, e isso inclui a comunicação, com dicas e orientações aos diretórios e parlamentares do partido, também a cada dois anos. Você não acha que especificamente no caso da comunicação, deveria ser criada uma política permanente, uma espécie de "o modo petista de comunicar"?
GN - Penso que estamos muito atrasados neste campo da Comunicação, principalmente a comunicação interna, mas também na disputa política em geral. Temos de botar a criatividade para funcionar , pois não é fácil enfrentar o canhão da mídia conservadora, principalmente a TV. Precisamos de olhar mais longe, nos rumos tecnológicos e montar uma estratégia de longo prazo para o Partido.
PT-MG - O PT já vem anunciando que investirá muito na formação dos petistas. Em Minas, A Secretaria de Formação Política já realizou encontros e já está traçando metas de ação para 2007 com forte ênfase na sua formação de base. Na comunicação será feito algo semelhante? Na sua opinião o PT precisa de formação nessa área?
GN - Seria fundamental se na Escola que o Partido vai criar houvesse um espaço para discutir Comunicação.