18 de dezembro de 2006

 

Estará o Datafolha jogando pra baixo o índice de aprovação de Lula?

O Datafolha, vinculado ao partidarizado jornalão Folha de S. Paulo, divulgou que Lula obteve um índice de aprovação positivo de 59%. Já o índice de aprovação do IBOPE supera o do Datafolha, menos de 48 horas depois. E o índice obtido pela Fundação Perseu Abramo chegou a 76%. Estaria o Datafolha jogando pra baixo o índice de aprovação do presidente Lula? Com essa gente nada é impossível.

O jornalista Paulo Henrique Amorim, em seu site Conversa Afiada, comenta que, segundo o IBOPE, nenhum presidente brasileiro obteve esse índice de aprovação ao chegar ao fim do mandato. E segundo o Datafolha, à pergunta espontânea sobre qual o melhor presidente, Lula obteve 35% e FHC 18%. Ou seja, Lula chega ao fim do primeiro mandato com o dobro da preferência em relação a FHC.

Segundo ainda Paulo Henrique Amorim, “os resultados do Ibope e do Datafolha ressaltam o papel ridículo ou deprimente que tem desempenhado a mídia conservadora ao fazer uma oposição cujo único propósito só pode ser derrubar o Presidente Lula”.

Acho que é mais que papel ridículo. A Globo sempre foi anti-trabalhista, partidarizada e atuante. A oposição a Lula hoje, também representada pela grande imprensa, repete o mesmo que dizia a oposição sobre os eleitores de JK e de João Goulart. Desqualificavam os eleitores dizendo que eram analfabetos e da classe baixa.

O último artigo de Diogo Mainardi, na revista Veja, além de um primor de deboche é um bom exemplo dessa ideologia. Aquele discurso de FHC de “botar fogo no palheiro” é outro exemplo, embora enfraquecido por obter agora metade da aprovação de Lula. Tudo indica que o Datafolha neste segundo mandato de Lula, prestes a se iniciar, vai continuar na oposição, junto com seu jornal Folha de S. Paulo, seguindo os passos da Rede Globo.

Com informações do http://conversa-afiada.ig.com.br/

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?