17 de dezembro de 2006

 

Sede nacional do PT vai para Brasília

A Agência Carta Maior confirma. A sede nacional e a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) estão em processo de transferência de São Paulo para Brasília. Embora algumas secretarias ainda permaneçam em São Paulo (como a de Movimentos Populares) as áreas de peso já confirmaram a transferência, e entre elas estão as de “Organização”, “Finanças”, “Assuntos Institucionais” e “Relações Internacionais”. O novo endereço será localizado no ex-comitê nacional da campanha do presidente Lula, em três salas no edifício Toufic, região central da capital.

Não se trata de estratégia financeira e, sim, política. Tanto assim que a mudança vai gerar uma despesa extra de R$ 7 mil por mês. Oficialmente, a decisão sobre a mudança necessita de uma alteração estatutária, que só deverá ser aprovada no próximo congresso partidário – o terceiro em 26 anos de existência - nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2007, no Distrito Federal. O escritório do PT em Brasília também será desativado e passará a funcionar no antigo comitê da campanha de Lula.

Marcelino Galo, presidente do PT da Bahia, vê a mudança como reflexo do “crescimento natural” do partido dentro da linha política traçada. “O centro de decisão política é Brasília. Não tem nada a ver com a crise. É uma questão organizacional. Diversos erros ocorreram por causa da centralização e do desprezo pelas instâncias partidárias. A nacionalização da legenda já existe. Em São Paulo, como o PSDB é forte, temos que ter um PT bem estruturado também. O fator positivo é a proximidade e a relação direta com o governo federal”, sustenta.

O PT da Bahia, fortalecido após a vitória de Jacques Wagner na disputa pelo governo do Estado, abrigará a comemoração dos 27 anos da sigla, no próximo dia 10 de fevereiro.

Entre os dias 9 e 10 de fevereiro de 2007 será realizado, em Salvador, o encontro do Diretório Nacional do partido.

Com informações da Agência Carta Maior


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?