25 de novembro de 2006

 

Blogosfera lulista versus jornalismo de insulto

Caia Fittipaldi é pesquisadora da USP. Com o título “A blogosfera lulista e a reeleição do presidente” ela publica ensaio sobre o papel importante que a militância exerceu na campanha eleitoral pela Internet. Aborda também o papel decisivo da trapaça da Rede Globo para impor ao país o segundo turno. A notícia virou, mais que nunca, objeto cenográfico. “Jornalismo de insulto” é o termo de Luis Nassif, recuperado por ela, para explicar o espantoso noticiário dos jornalões, colunistas dublês de marqueteiros, reproduzidos pela Rede Globo contra o presidente Lula. Caia Fittipaldi aprofunda a reflexão sobre a ação dos internautas militantes lulistas (blogosfera lulista) que enfrentaram bravamente a mídia.

Ela propõe pensar sobre a blogosfera lulista, para se começar a entender melhor o campo e os personagens deste importante diálogo político de confrontação social radicalmente democrática, que está sendo construído no Brasil. Este confronto democrático está sendo operado por multidões de bravos guerreiros e seus teclados pessoais e domésticos. E sem nenhuma ou pouquíssima repercussão nos jornalões e na TV, claro.

A Internet já afetou a democracia no mundo. No Brasil, afetou a democracia para melhor. É evidente que os veículos de comunicação que se construíram ao longos dos últimos 50 anos não são democráticos, nem jamais visaram a qualquer aperfeiçoamento da democracia. São muito ruins. A Internet dá voz e palavra aos cidadãos-eleitores. A enganação que sempre nos chegou pela TV e jornais vai sendo substituída por novos espaços, novos discursos. Caia Fittipaldi viaja. Vai a Marx, Gutemberg e a Paul Virilio, um crítico pessimista da Internet e da sociedade internética, para fundamentar explicações.

A íntegra do texto está em www.emilianojose.com.br

Reproduzido de ABCDmaior

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?