26 de agosto de 2006

 

Sanguessuga Coriolano Sales quer ser prefeito de Conquista

Na próxima semana, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) vai julgar uma ação proposta pelo ex-deputado sanguessuga do PFL baiano, Coriolano Sales. A depender da decisão, o sanguessuga - que renunciou ao mandato e à candidatura à reeleição - será levado à prefeitura de Vitória da Conquista. Seria o escândalo do século. O sanguessuga acusa o prefeito José Raimundo Fontes, do PT, de ter se reconduzido à prefeitura através do abuso de poder econômico, ao executar obras com recursos federais, em período eleitoral, o que é vedado pela legislação.

Será a primeira vez na história do Brasil que um prefeito será cassado por executar obras e não por roubar o dinheiro das obras. Os desembargadores estão com uma batata quente nas mãos. Coriolano Sales, que foi o segundo colocado nas eleições municipais, caso o prefeito seja afastado, passará a ser o prefeito. Coriolano é o sanguessuga do PFL baiano que foi obrigado a renunciar depois que ficou provado que recebeu propina de R$ 172 mil da Planam, a empresa da Máfia das Ambulâncias.

Coriolano Sales perdeu a ação em primeira instância e recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral. É insistente. Mesmo que nos bastidores se diga que o dinheiro da propina foi usado para pagar dívidas da campanha eleitoral de 2004. Há poucos dias seus advogados pediram que seu processo fosse retirado da pauta de julgamentos para anexar novos documentos.

Semana passada, o TCU deu parecer favorável ao processo do sanguessuga e condenou o prefeito reeleito. A defesa do prefeito petista anexou documentos sobre o envolvimento de Coriolano Sales no caso dos sanguessugas. Em outros tempos, quando desembargadores servis recebiam ordens de ACM, Coriolano acabaria prefeito. Agora, provavelmente o sanguessuga terá que recorrer à instância superior.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?