12 de agosto de 2006

 

Lula recebe apoio do movimento negro em Salvador

Pouco depois de receber o apoio de 54 prefeitos baianos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um encontro com representantes do Movimento Negro, em frente ao Hotel Tropical, no centro de Salvador. Mas rapidamente o local foi tomado por uma multidão, ansiosa para ouvir as palavras de Lula. A luta pela promoção da igualdade racional no Brasil deu a tônica dos pronunciamentos, com todos os presentes destacando os avanços conquistados nos últimos três anos e meio.

Lula disse que “o preconceito continua arraigado em cabeças pequenas” e que esse preconceito se manifesta duplamente quando a pessoa é pobre e negra. E foi para combater esse quadro que o seu governo criou a Secretaria Especial e o Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Ao mesmo tempo, lembrou Lula, está sendo feito um grande esforço para democratizar o acesso ao ensino superior, através do Programa Universidade para Todos (ProUni), da criação de dez universidades federais e da implantação e expansão de campus universitários.

Lula afirmou ainda que, no campo das relações exteriores, o Brasil tem promovido uma grande aproximação com os países africanos. “Temos uma dívida imensa com a África, que, se não pode ser paga em dinheiro, pode ser paga com respeito, diálogo e intercâmbio”.

MINISTRA RESSALTA COMBATE AO RACISMO

A ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, disse que Lula foi o primeiro presidente a fazer do combate ao racismo uma política de governo. “E isso se traduziu em ações concretas”, destacou a ministra, citando a aproximação com os países africanos, o reconhecimento e a titulação das comunidades quilombolas e a entrada de 60 mil jovens negros em universidades particulares através do ProUni.

A professora e representante do Movimento Negro, Macota Valdina, também se pronunciou no ato, lembrando que Lula é um presidente que “dialoga com as massas, independentemente da raça, do gênero, da classe social”.

Encerrado o encontro, Lula, os representantes do Movimento Negro e as milhares de pessoas presentes no largo do Campo Grande iniciaram uma caminhada até a Praça Castro Alves, onde foi realizado um comício.

Comments:
Faço parte de um Coletivo de esquerda que tem açaão ativa contra todo e qualquer modo de repressão Fascista, seja através da homofobia, xenofobia e preconceito raciail Gostaria de saber se vocês têm algum contato para o qual possamos mandar nosso material, estreitando laços e unindo forças.
Obrigada.
(contatorashsp@yahoo.com.br)
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?