5 de setembro de 2011

 

4º Congresso Nacional do PT decide peitar a mídia hegemônica

Entre os temas debatidos no 4º Congresso Nacional do PT, realizado entre 2 e 4 de setembro, em Brasília (DF), ganharam destaque as questões relacionadas à comunicação, especialmente no aspecto da atualização do marco regulatório para o setor. "Precisamos adaptar a nossa legislação, que é completamente anacrônica, ao mundo contemporâneo. A Constituição veda a formação de oligopólios, mas eles existem. E alguns meios de comunicação também desrespeitam a Constituição quando violam os direitos humanos", ressaltou o deputado federal Emiliano José (PT-BA).

Há um trecho da Resolução que afirma: "A inexistência de uma Lei de Imprensa, a não regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da propriedade cruzada de meios, o desrespeito aos direitos humanos presente na mídia, o domínio midiático por alguns poucos grupos econômicos tolhem a democracia, silenciam vozes, marginalizam multidões, enfim criam um clima de imposição de uma única versão para o Brasil. E a crescente partidarização, a parcialidade, afronta aos fatos como sustentação do noticiário preocupam a todos os que lutam por meios de comunicação que sejam efetivamente democráticos. Por tudo isso, o PT luta por um marco regulatório capaz de democratizar a mídia no País".

Para o deputado Emiliano José (PT-BA), a resolução é coerente com o posicionamento histórico do PT e com as medidas de democratização do Estado implementadas pelos governos petistas. O parlamentar cita diversos países que possuem marcos regulatórios para a mídia que podem servir de referência para o Brasil. "Não estamos propondo qualquer coisa além do Estado Democrático de Direito e da Constituição Federal. Ao contrário, estamos querendo trilhar o caminho que percorreram outros países de democracia mais longeva, como Estados Unidos, Inglaterra e França, além de alguns dos nossos vizinhos da América do Sul, como a Argentina, que elaboraram legislações que democratizam a comunicação", afirmou Emiliano José, que foi professor do curso de Comunicação na Universidade Federal da Bahia (UFBA) por 25 anos.

LEIA NA ÍNTEGRA NO PORTAL DO PT NA CÂMARA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?