5 de abril de 2011

 

Ciclo de Debate “Brasil hoje e suas perspectivas” mobiliza esquerda na Bahia

Com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), o Ciclo de Debate “Brasil e suas perspectivas”, organizado pela Fundação Perseu Abramo e Partido dos Trabalhadores, realizado (04/04/2011) no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, atraiu parlamentares e a militância política de vários partidos de esquerda. “Não devemos perder de vista que todos os mandatos são passageiros e que o Partido dos Trabalhadores prossegue em sua trajetória, sendo necessário oxigenar através do debate interno as idéias de modo que (o partido) não sucumba aos atrativos do poder”.

O presidente do IPEA, Márcio Pochmann, proferiu palestra sobre os “constrangimentos” que o processo atual de desenvolvimento do Brasil enfrenta pela frente, depois de dissecar causas e efeitos das grandes depressões do capitalismo no mundo. Segundo Pochmann, a construção da democracia e do estado do bem-estar social são desafios que ocorrem num mundo dominado pelas grandes corporações monopolistas, que se colocam acima dos países, pelo surgimento do trabalho imaterial na sociedade do conhecimento, que transforma a classe dos trabalhadores, e a questão demográfica com a previsão de envelhecimento da população brasileira. “O momento histórico é de reorganização do capitalismo mundial com sinais de decadência dos EUA e abertura para uma fase de desenvolvimento multipolar”.

Jonas Paulo, presidente do PT da Bahia conduziu os trabalhos. Elói Pietá, secretário geral do Partido dos Trabalhadores, ressaltou a importância do debate político, da avaliação das transformações inauguradas pelos dois mandatos presidenciais de Lula, em período não eleitoral. “De modo que nos apropriemos através de debate das reflexões sobre os avanços e limites, da solidez e permanência de algumas conquistas e da necessidade de novas propostas visando mudanças estruturais”. Neste processo que chamamos de revolução democrática onde conseguimos transformações profundas e onde não conseguimos?, indaga o dirigente. Ele apresentou as coleções “Brasil em Debate” e “Brasil em Transformação”, da Editora Fundação Perseu Abramo, expostas no hall de entrada do Centro Cultural da Câmara Municipal.

Nilmário Miranda, presidente da Fundação Perseu Abramo, ex-Secretário Especial dos Direitos Humanos no primeiro governo do presidente Lula, expandiu o debate para a reforma política, identificando as graves distorções do atual sistema que gera corrupção, caixa 2 e promiscuidade com o poder econômico com o financiamento privado das campanhas eleitorais. Ele chamou a atenção para o fracasso do atual modelo em relação à presença das mulheres na política. “A mulher aumentou sua importância na sociedade e diminuiu sua presença na representação parlamentar, revelando o fracasso da cota dos 30% nas candidaturas partidárias”.

Nilmário Miranda também criticou a forte presença dos ruralistas no Congresso Nacional e a quase ausência de representações dos agricultores familiares, indígenas e minorias no Parlamento. “No atual sistema, 40 mil ruralistas, que controlam mais de 50% das terras agricultáveis e grande parte dos meios de comunicação, elegem 100 deputados, enquanto 15 milhões de agricultores não conseguem eleger mais que quatro ou cinco parlamentares”. Ele prega o fortalecimento da democracia participativa com a convocação mais freqüente de referendos populares e plebiscitos, e maior presença nos governos e parlamentos de mulheres, jovens, indígenas e agricultores familiares.

O Secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, autor do livro “As políticas culturais e o governo Lula” da coleção “Brasil em debate”, tomando por base as dificuldades enfrentadas pela campanha de Dilma Rousseff, com a utilização de valores conservadores de parte da oposição tucana – um discurso anticomunista e antiaborto – mostrou a importância da transformação da sociedade no plano cultural. Se a economia mede a quantidade de desenvolvimento, a cultura mede a qualidade, principalmente nesta fase de predominância do conhecimento no processo de construção da riqueza material.

O auditório de 180 lugares permaneceu lotado até o final. Outra parte ocupou o hall, acompanhando o debate pelo sistema de som. Estavam presentes o ex-governador da Bahia, Waldir Pires, os deputados federais Emiliano José, Amaury Teixeira, Nelson Pelegrino e Luiz Alberto, os deputados estaduais Yulo Oiticica, Carlos Brasileiro e Marcelino Gallo e Maria Del Carmen,a vereadora Vânia Galvão (PT), a senadora Lídice da Mata (PSB), o secretário de Turismo Domingos Leonelli (PSB) e o sociólogo Joviniano Neto (PDT). Mas, basicamente, foi uma noite dos dirigentes e militantes partidários.

Ao final, o palestrante Márcio Pochmann, arrancou sorrisos: “Durante muito tempo tínhamos muitas idéias e poucos votos, agora, temos muitos votos, poder, e poucas idéias”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?