16 de março de 2011

 

Em Carta Capital, Emiliano (pt-ba) defende a regulação da mídia pelo estado democrático de direito

O artigo do deputado federal Emiliano José (PT-BA) sob o título “A mídia na ordem do dia” foi publicado originalmente no site CONVERSA AFIADA, do jornalista Paulo Henrique Amorim.

Mas, a revista Carta Capital, do admirável jornalista Mino Carta, decidiu editá-lo, obviamente pela importância política do texto.

Emiliano defende a regulação dos meios de comunicação. E o faz como cidadão, militante, jornalista, professor de Comunicação por 25 anos e, agora, como deputado federal destacado pela liderança do PT para articular a “Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação”.

"Não há Estado contemporâneo que não se preocupe com a regulação dos meios de comunicação. Como são essenciais à construção cotidiana da democracia, os meios audiovisuais têm que ser regulados pelo Estado de Direito democrático, como ocorre nos países de democracia considerada avançada.

Curioso é que no Brasil quando se fala em regulação, alguns meios sentem-se agredidos, como se isso não fosse próprio do Estado democrático, como se isso não ocorresse em nações civilizadas e de democracias muito mais longevas do que as nossas. É que o uso do cachimbo faz a boca torta.

As poucas famílias que controlam nossa mídia considerada hegemônica acostumaram-se com uma regulação completamente anacrônica, defasada, sem qualquer conexão com a contemporaneidade, uma legislação inteiramente desconectada de uma sociedade midiatizada e que, por isso mesmo, não pode ficar à mercê da boa ou má vontade dos controladores privados dos meios audiovisuais.

Uma sociedade midiática, onde os meios audiovisuais são impressionantemente majoritários, e invadem, para o mal ou para o bem, todas as classes sociais e todas as idades, não pode prescindir de uma legislação que dê conta de todas as novas e impressionantes singularidades desse admirável mundo novo. Que regule esse mundo".

LEIA NA ÍNTEGRA EM CARTA CAPITAL

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?