15 de março de 2011

 

Albino Rubim vai lançar livro de bolso sobre “Políticas culturais e o Governo Lula”

A Editora Fundação Perseu Abramo, em parceria com o PT da Bahia, planeja lançar, em Salvador, o livro do atual secretário de Cultura da Bahia, Antonio Albino Rubim Canelas, intitulado “Políticas culturais e o Governo Lula”, da coleção “O Brasil em Debate”, em edição de bolso. O lançamento vai ocorrer dia 4 de abril próximo com um ciclo de debate, em local a ser ainda determinado.

No site da Editora Fundação Perseu Abramo está escrito: “O livro que Albino Rubim nos apresenta sobre as conquistas do campo cultural nos oito anos de governo Lula, mediante as tristes tradições que encontramos na gestão cultural desde há muito tempo, traz nas entrelinhas um acúmulo vivenciado por ilustres e anônimos da produção de Cultura e gestão pública petista. E diz, ainda, como a colaboração de muitos partidos, movimentos, cidadãos e cidadãs brasileiras moldaram idéias e conceitos garantindo uma experiência rica em participação popular para um novo modelo de gestão cultural em construção”.

O texto de apresentação também comenta: “A construção de programas de governo na área da cultura é uma tradição para o campo de esquerda. Não somente para eventuais promessas de campanha que constituem metas aplicáveis na disputa eleitoral, mas porque são fruto da construção plural junto à sociedade na disputa de um projeto de país”.

O BRASIL EM DEBATE

A idéia é debater as mudanças ocorridas durante o Governo Lula.

O volume 1, da autoria do ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União (CGU), com o título “Governo Lula e o Combate à Corrupção”, apresenta as formas e mecanismos para prevenir e combater a corrupção construídas durante o Governo Lula, o controle do uso dos recursos públicos.

O volume 2, da autoria de Márcio Pochmann, presidente do IPEA, com o título “Desenvolvimento, Trabalho e Renda no Brasil – Avanços recentes no emprego e na distribuição dos rendimentos”, analisa o retorno do tema da ocupação da mão-de-obra e da injustiça na repartição da renda à agenda nacional, os rumos do trabalho antes e durante a hegemonia do neoliberalismo, e o ponto de ruptura com o Governo Lula.

O volume 3, da autoria de Glauco Faria, com o título “Governo Lula e o novo papel do Estado brasileiro”, analisa a reorientação do Estado após a vitória do presidente Lula, o resgate do planejamento de longo prazo e maior participação do estado em todas as áreas, fundamental para o desenvolvimento econômico e social, além do fortalecimento dos bancos públicos e das empresas estatais.

O volume 4, da autoria do ministro Aloysio Mercadante, com o título “Governo Lula e a construção de um Brasil mais justo” analisa de forma sucinta as principais políticas de Lula, com paixão política, mas alicerçada em análises e informações sólidas e consistentes. O objetivo é iluminar a discussão normalmente irracional e desinformada sobre o Governo Lula, fortalecendo o debate democrático.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?