16 de janeiro de 2011

 

40 ANOS DO VÔO DA LIBERDADE

Umberto Trigueiros Lima (Mazine) conta como foi o “VOO DA LIBERDADE” naquele 14 de janeiro de 1971. Sob o comando do capitão Carlos Lamarca, um grupo da VPR realizou uma ação revolucionária seqüestrando o embaixador suíço no Brasil.

O plano era trocar o embaixador por presos políticos. Uma ação audaz e vitoriosa. Depois de 38 dias de negociações, a ditadura militar cedeu. No dia 14 de janeiro, 70 revolucionários, além de três criancinhas, vindos de várias prisões, embarcaram no “Voo da liberdade” para o Chile. Era o Chile de Salvador Allende, e foram recebidos com festa. Muitos ficaram no Chile e testemunharam os horrores do golpe de 11 de setembro de 1973. Outros voltaram ao Brasil e foram assassinados.

“Na passagem dos 40 anos da nossa libertação, acho que deveríamos dedicar a memória desse encontro fraterno, em primeiro lugar aos companheiros do nosso grupo chacinados pelas ditaduras brasileira e chilena, como também aqueles que marcados por sequelas e feridas psicológicas insuportáveis não conseguiram continuar suas vidas : Daniel José de Carvalho, Edmur Péricles Camargo, João Batista Rita, Joel José de Carvalho, Wânio José de Matos, Tito de Alencar Lima, , Maria Auxiliadora Lara Barcelos, Gustavo Buarque Schiller. Em segundo lugar, com saudade, a todos os companheiros daquela viagem para a liberdade de 14 de janeiro de 1971, que já nos deixaram.

Com eterna gratidão e reconhecimento ao Comandante Carlos Lamarca e aos combatentes da VPR que realizaram aquela ação revolucionária audaz e vitoriosa. E também a todos os brasileiros da nossa geração (e aqui não falo em idade, que pode ter ido dos 12 aos 80) que não se acovardaram, que foram capazes de enfrentar aqueles duros e difíceis tempos, quando dizer não poderia significar a morte, “...quando falar em árvores era quase um crime...”.

Enfim, a todos os que OUSARAM LUTAR...!

VALE A PENA LER NA ÍNTEGRA AQUI

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?