15 de dezembro de 2010

 

Morro de rir dos que achavam que o PT estava morrendo

A partir de 2005, ano da tentativa do golpe contra o presidente Lula, sob o disfarce do inexistente mensalão, as cassandras do PIG passaram a insistir na tese da morte do PT. Era um mantra. Cinco anos depois, o PT está mais forte do que nunca. E as cassandras se calaram com a vitória de Dilma.

E no interior da Bahia, homens dignos continuam chegando. Agora mesmo em dezembro, o Diretório Municipal de Tucano, cidade plantada no coração do semi-árido baiano, e durante uma vida dominada pelo coronelismo, realizou um ato público para filiação do Dr. Igor Nunes. As lideranças ligadas ao suplente de deputado federal Emiliano José (PT) e à deputada estadual Fátima Nunes (PT) estavam presentes. Foi um acontecimento político.

Segundo David Andrade, vice-presidente do PT municipal de Tucano, “o momento é de extrema importância para o partido, uma vez que estamos conseguindo realizar as mudanças no Brasil e na Bahia, e era preciso fazer esse jeito petista de governar chegar também em Tucano”.

Lucas Silva, representando Emiliano (PT) aproveitou a ocasião e agradeceu ao eleitorado de Tucano a expressiva votação que o candidato recebeu na cidade.

A deputada Fátima Nunes agradeceu à população tucanense pelo apoio e a confiança oferecida ao seu mandato, lembrou que agora a luta se estenderá do sertão até o litoral. E fez uma breve retrospectiva da trajetória do PT para chegar ao comando da Bahia e do Brasil.

Ela lembrou uma frase bem conhecida do presidente Lula. Quando D. Lindu queria estimular o filho dizia sempre: “Teime. É só teimar”. Então a deputada recomendou também ao Dr. Igor Nunes o mesmo conselho, referindo-se às eleições municipais que estão aí em 2012: teime, é só teimar. Com Lula deu certo.

Dr. Igor Nunes, por sua vez, cravou o recado: “temos água, povo trabalhador, terras férteis e muita vontade de vencer, para isso, precisamos eleger sujeitos públicos comprometidos com essas bandeiras, povo em primeiro lugar, independente de sua classe social, ideologia ou religião, é preciso ter em Tucano políticos por vocação e não por profissão. Temos a obrigação, enquanto militantes políticos, de fazer o povo gostar da política na sua essência, sem isso ela não terá sentido”.

É a eleição municipal de 2012 em marcha.

Comments:
15/12/2010 - Folha/UOL - Blog do Josias
Movido a fisiologismo, PT impõe a Dilma a 1ª derrota
A implosão da candidatura de Cândido Vaccarezza à presidência da Câmara vai à crônica da transição como a primeira derrota imposta pelo PT a Dilma Rousseff.
Preferido de Dilma e da direção do PT, Vaccarezza foi engolido pelo apetite fisiológico de grupos do PT desatendidos na composição do ministério.
Cavalgando as insatisfações, Marco Maia, que iniciara a semana como azarão, tornou-se o candidato da legenda numa "votação" invisível.
Estavam em jogo os votos dos 88 deputados que compõem a bancada do PT. Havia em Brasília apenas 79. Esram três os candidatos no páreo. Além de Vaccarezza e Maia, Arlindo Chinaglia.
Esboçava-se uma disputa em dois turnos. Curiosamente, Maia era, entre os três postulantes, o que somava menos votos.
Se levada às últimas consequências, a disputa resultaria num segundo round em que mediriam forças Vaccarezza e Chinaglia.
Nesse cenário, Vaccarezza tendia a prevalecer sobre o rival. Ao farejar o cheiro de queimado, Chinaglia abdicou da disputa em favor de Maia, vitaminando-o.
Produziu-se, então, a reviravolta. Vaccarezza foi à calculadora. Verificou que, dos 79 petistas presentes na Capital, 37 votariam nele e 42 optariam por Maia. (1-continua,,,)
 
Na contabilidade de Maia e Chinaglia, o vexame seria maior. Vaccarezza teria contra si um placar que roçaria os 50 votos.
Ao se dar conta de que virara um ex-favorito, Vaccarezza tocou o telefone para o presidente do PT, José Eduardo Dutra. Nessa conversa, jogou a toalha.
Sem rivais, o ex-metalúrgico Maia, um apagado vice-presidente da Câmara, foi aclamado candidato oficial do petismo ao comando da Casa.
Refazendo-se a trilha que conduziu ao triunfo de Maia, percebe-se um rastro de fisiologismo de fazer corar os profissionais do PMDB.
Na federação de correntes que coabitam o PT, Vaccareza integra o grupo mais numeroso. Antes do mensalão, chamava-se Campo Majoritário. Depois, foi rebatizado: CNB (Construindo um Novo Brasil).
Até a semana passada, Vaccarezza estava fechado com a segunda maior corrente do petismo: Mensagem ao Partido.
O interesse da ‘Mensagem’, sob cujo guarda-chuva se abrigam Tarso Genro e José Eduardo Cardozo, era o de acomodar Paulo Teixeira (SP) no posto de líder da bancada.
Ao presentir que a saída de Chinaglia (do Movimento PT, terceira maior corrente) produzira uma mudança nos ventos, a turma da Mensagem ajeitou-se com Maia.
O grupo de Tarso (governador gaúcho eleito) e de Cardozo (ministro indicado da Justiça) inclui vários petistas egressos de outra corrente: a DS.
A sigla identifica a Democracia Socialista. Grupo miúdo, mas barulhento. Sob os dois reinados de Lula, geriu a pasta do Desenvolvimento Agrário.
Um ministério que Dilma resolveu agora entregar a Maria Lúcia Falcón, petista apadrinhada pelos governadores Jaques Wagner (BA) e Marcelo Déda (SE).
Abespinhado, o aparelho da DS, que já torcia o nariz para Vaccarezza, decidiu dar o “troco” em Dilma e na direção do PT. Aderiu a Maia.
Julgando-se subrepresentado na Esplanada, o PT de Minas Gerais também pegou em lanças contra o que chamou de “paulistério”.
(2- continua...)
 
Descontente desde a eleição, quando o PT federal obrigou-o a digerir Hélio Costa (PMDB), o petismo de Minas direcionou oito votos para o cesto de Maia.
A aversão a Vaccarezza, escora-se, também aqui, na inanição ministerial. Amigo de Dilma, o mineiro Fernando Pimentel foi à pasta do Desenvolvimento Industrial.
Minas queria mais, contudo. Insinuara interesse na recondução de Patrus Ananias à pasta do Bolsa Família (Desenvolvimento Social). E nada.
Em nova investida, o PT-MG indicou para o Ministério da Cultura um auxiliar mineiro de Lula que parece nem desejar o cargo: Luiz Dulci, atual secretário-geral do Planalto.
A fome por cargos mastigou também a unidade do majoritário CNB, o grupo de Vaccarezza.
Dois expoentes dessa facção –o ex-presidente do PT Ricardo Berzoini (SP) e o ex-líder Mauricio Rands (PE) – suaram a camisa contra o preferido de Dilma.
Berzoini e Rands reforçaram a opção vitoriosa sem constrangimentos, já que Marco Maia, como Vaccarezza, também integra o CNB.
De novo, há por trás do movimento, apetites não saciados. Rands queria ser ministro. Mirava na Cultura. Mas era candidato a qualquer pasta.
Berzoini, empurrado por Lula para fora do núcleo decisório da legenda, irritou-se com a entrega da pasta da Previdência, antigo feudo de seu grupo, para o PMDB.
Há dez dias, cercada de PMDB por todos os lados, Dilma e seus operadores queixavam-se da fome do sócio. Escutam agora os ruídos do estômago do PT.
O apetite petista é antigo. Mas há uma diferença: Lula servia pratos feitos à sua legenda. Sob Dilma, o PT avisa que será diferente. (fim)
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?