12 de outubro de 2010

 

Morre Ronaldo Duarte, um dos “irmãos Duarte’ que os estudantes nas ruas, em 1968, clamavam por liberdade

Ronaldo Duarte faleceu hoje, terça-feira, 12 de outubro, às 10h, em Belo Horizonte. Tinha um câncer tão avançado que não faleceu, descansou, libertou-se do sofrimento. Era casado com minha irmã, Isnaia Dapieve Miranda, com quem teve dois filhos, João Ivo Duarte Dapieve Guimarães Miranda e Rafael Dapieve Guimarães Miranda. Ronaldo deixou mais dois filhos, Gabriel e Pedro.

Em 1968, os estudantes gritavam em passeata, sob violenta repressão: “Libertem os “irmãos Duarte”, “libertem os irmãos Duarte”. Os irmãos Duarte que os estudantes do Rio de Janeiro clamavam pela libertação eram os baianos Rogério Duarte, artista plástico, e Ronaldo Duarte, engenheiro e cineasta. Eles foram presos nas manifestações de protesto pela morte do estudante Edson Luiz, em 1968. Foram presos e torturados durante dez dias. E foram os primeiros a denunciar publicamente as torturas.

Rogério era o diretor de arte da União Nacional dos Estudantes. Ronaldo era engenheiro da Petrobras e tinha sido demitido da estatal com o Golpe Militar de 1964. Eles nasceram em Ubaíra, Bahia, estudaram em Salvador, no Severino Vieira, nos tempos de Calazans Neto e Fernando da Rocha Perez e no início dos anos 1960 mudaram-se para o Rio de Janeiro.

A prisão dos irmãos Duarte, em 4 de abril de 1968, mobilizou artistas e mereceu ampla divulgação no extinto jornal carioca Correio da Manhã, que chegou a publicar uma carta coletiva pedindo a libertação dos “Irmãos Duarte”. Havia assinaturas de Chico Buarque, Tom Jobim, Baden Power.

Eles foram libertados com hematomas e queimaduras de choques elétricos por todo o corpo. Mas tiveram a coragem de denunciar as torturas sofridas no Quartel do Exército da Vila Militar. Na última noite de tortura, foram conduzidos a um matagal e abandonados. Rogério Duarte foi o principal intelectual do Tropicalismo, Ronaldo Duarte acompanhou parte da trajetória de Glauber Rocha.

A ditadura radicalizou e em dezembro veio o AI-5. E aí começa outra história.

Comments:
Bela homenagem, tio!

Como diria o nosso pai:

BOOoa, Oldack!

Bjs,
Isnaia, Andréa, João e Rafael.
 
o que sinto é uma imensa saudade e é uma pena que a rotina de nossas vidas não tenha dado chances de mais encontros de muita sabedoria e emoções.
obrigada oldack,isnaia,andréa,joão e rafael por ter cuidado do meu irmão.
abraços,
ana rosa duarte guimarães e irmãos.
 
Me apaixonei loucamente por Ronaldo Duarte (platonica é claro) quando eu tinha 15 anos. Aquela barba linda, cabelão, pele morena...ficou nos meus sonhos de adolescente.
Ano, não me lembro, estavam em Milagres-Ba. filmando "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" apenas hoje soube que tinha morrido. Mas continua vivo em minha memória. Um abraço à familia.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?