29 de setembro de 2010

 

Não existe onda verde e Dilma ganha no primeiro turno, afirma Ricardo Guedes, do Instituto Sensus

Ao jornalista Sérgio Lírio, da revista CartaCapital online, o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes (que acaba de divulgar pesquisa em que Dilma aparece com 54% dos votos válidos), disse que não existe onda verde e que Dilma ganha no primeiro turno. Para virar o jogo, Dilma teria que perder mais de 1,5 milhão de votos por dia. Quase impossível por causa da alta rejeição de Serra e Marina.

Eis os pontos principais da entrevista com Ricardo Guedes:

Não existe uma onda verde. Marina Silva registra uma ligeira subida por conta dos resquícios das denúncias contra o governo e a candidatura de Dilma Rousseff. Mas a pesquisa não constatou nenhum movimento mais consistente ou representativo de uma suposta aposta em uma terceira via. O crescimento da candidata do PV teria chegado perto do limite.

Tendência de acabar no 1º turno. O pesquisador considera pouco plausível uma reversão do cenário que aponta vitória da petista no primeiro turno. A vantagem de Dilma Rousseff sobre a soma das demais candidaturas representa hoje um total de 6,3 milhões de votos. Seria necessário a ex-ministra perder 1,5 milhão de votos por dia até o domingo 3 de outubro.

Alta rejeição de Serra e Marina. Ambos são rejeitados por mais de 40% dos eleitores na pesquisa Sensus, um impeditivo claro de crescimento. A rejeição a Dilma gira em torno de 25%.

Movimento político. Por sexo, há mais 10% de homens do que mulheres a declarar atualmente voto em Dilma Rousseff. Os homens tendem a influenciar o voto nas famílias. Isso poderia aumentar a porcentagem da petista.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?