4 de julho de 2010

 

A mídia golpista vai insistir no empate e no segundo turno, com ajuda dos institutos de pesquisa

Muitos “especialistas” serão ouvidos. Muitas pesquisas de intenção de voto falarão em “empate” entre Dilma e Serra. Muitos “formadores de opinião” da grande imprensa vão insistir no segundo turno. Farão propaganda aberta a favor do candidato Serra e irão ajustando suas “opiniões” à medida que seus argumentos se tornem insustentáveis diante dos fatos. Até o “potencial” de transferência de voto do presidente Lula será minimizado, como se fosse possível prever qual vai ser o comportamento do eleitor diante de um pedido de voto de Lula.

A nova fase de enrolação dos institutos foi inaugurada com a pesquisa Datafolha. Empate técnico entre Dilma (38%) e Serra (39%) anuncia o Grupo Folha. Empate técnico repetem os jornais regionais macaqueando as agências de notícia. Ah! Já a pesquisa espontânea com Dilma com 22% e Serra com 19% não merece nenhuma manchete, pelo contrário, eles chamam atenção para o fato de Serra ter saído de 14% e Dilma de 19% para a atual posição. Cada qual diz o que quer, cada jornal dá a manchete que seus leitores merecem.

O tal “potencial” de Lula transferir voto para Dilma diminuiu para 10%. Nesta conta entram os 5% que declaram voto em Lula, os 4% que votariam em que Lula indicar e o 1% que vota no “candidato do PT”. Mas será que entra os 91% do Amazonas que saúdam o Governo Lula?

E a rejeição de Serra? Não tem importância, embora seja o campeão com 24% contra os 20% de Dilma. O importante para eles é considerar que a rejeição de Serra caiu de 27% para 24%.

A Folha de S. Paulo continua sua campanha a favor de Serra. Outro dia entrevistou dois “especialistas”, ambos prevendo segundo turno, uma matéria programada para gerar a manchete “Analistas prevêem segundo turno”. Analistas quem cara-pálida? DOIS analistas seria mais acertado dizer.

A sorte de Dilma é que o eleitor brasileiro não está dando importância aos jornais, muito menos às TVs.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?