29 de março de 2010

 

Agência de Notícias do Sertão combate trabalho infantil no semiárido baiano

A CIPÓ – Comunicação Interativa projetou a Agência de Notícias do Sertão, preparando jovens para monitorar a mídia e políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infantil na região do semiárido da Bahia. O projeto deu visibilidade à situação vulnerável de crianças e adolescentes submetidas ao trabalho infantil nas zonas urbana e rural de Feira de Santana, Valente, Conceição do Coité, Retirolândia. Eles se voltaram para as feiras livres e oficinas mecânicas.

Os jovens produziram pautas, textos, fotos e spots de rádio, além de participar de campanhas de mobilização contra a exploração da mão de obra infanto-juvenil. Também se tornaram referência com relação à temática em suas escolas e comunidades. Mesmo após o término do projeto alguns continuam atuando em rádios locais ou ingressaram na universidade.

A Agência de Notícias do Sertão foi desenvolvida em parceria com a Petrobras, via Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fecriança), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA) e governo da Bahia através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Também contou com a parceria de organizações da sociedade civil como Pastoral da Juventude (PJ), Movimento de Organização Comunitária (MOC), Revollution Reggae, TV Comunitária TVJ e Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente (CMDCA) e do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa) de Feira de Santana.

Comments:
Gostariamos de pedir o apoio na divulgação da seguinte pauta:-

" Cadastro de Cabeleireiros Afros e Trancistas para regulamentação da categoria será realizado em Outubro "


Foi definido na data de ontem em Brasilia que em reunião realizada entre a direção da Associação Nacional do Turismo Afro Brasileiro - ANTAB e do Ministério do Trabalho e Emprego, que haverá a inclusão da categoria de profissionais afro-étnicos do segmento de beleza na Classificação Brasileira de Ocupação do MTE.
O cadastramento dos profissionais será realizado pela entidade de 23 a 26 de Outubro no espaço da na Feira Cosmética Bahia que será realizada no Centro de Eventos de Salvador.
O reconhecimento da profissão de cabeleireiros afros e artesãs capilares, é uma reivindicação antiga da entidade(ANTAB) e faz parte do Programa de Qualific ação e de Empreendedorismo do Turismo Negócios Afro Sustentável .
Para se cadastrar os profissionais precisam apresentar cópia dos seguintes documentos RG e CPF, comprovante de endereço, 01 foto 3x4 e pagar taxa de R$ 10,00.
Além disto no dia 24 de Outubro das 08:00 ás 18:00 horas acontecerá um congresso técnico com palestras focadas a questão de qualificação e capacitação, que serão ministradas pelo Sebrae e a equipe do grupo Etnic Hair Beauty.
Informações sobre o congresso podem ser tiradas pelo fone (71) 3287-3082
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?