11 de novembro de 2009

 

Fórum do Banco Central debate microfinanças em Salvador

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, o Banco Central do Brasil (BC) promove em Salvador, o “I Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira”. As exposições e os debates irão girar sobre dois grandes eixos temáticos: “Articulando a Indústria de Microfinanças” e “Moedas Sociais, Bancos Comunitários e Outras Iniciativas”.

Na oportunidade, a Associação Brasileira de Instituições Financeiras (ABDE), cujos associados participarão ativamente do Fórum, instalará a Comissão Temática de Inclusão Financeira, sob coordenação do Sebrae Nacional.

A programação prevê a participação do economista Paul Singer, titular da Secretaria Nacional da Economia Solidária, no dia do encerramento do Fórum.

Estima-se que o setor de microfinanças opere mundialmente um volume de crédito de US$ 25 bilhões, atendendo cerca de 100 milhões de clientes – apenas fração da demanda total de quase 1 bilhão de clientes, segundo o Deutsche Bank Research (2007).

Na mesma direção, e corroborando a percepção das dimensões do mercado, estima-se que existam 10 mil Instituições de Microfinanças (IMFs), atendendo a mais de 113 milhões de clientes (Microcredit Summit Campaign Report 2006 apud ADA; LuxFlag, 2007).

O setor é, porém, heterogêneo em termos de qualidade dessas instituições. Em cada país ou região a estruturação do setor também é diferenciada, dependendo de diversas variáveis.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?