7 de agosto de 2009

 

Waldir Pires denuncia como nocivas bases dos EUA na Colômbia

O ex-ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Waldir Pires (PT), rompeu nesta quinta-feira (6/8), o silêncio geral do governo, da justiça e dos políticos brasileiros em geral, para denunciar que a ampliação das bases militares dos Estados Unidos na Colômbia, que motivou a visita do presidente colombiano Alvaro Uribe ao Brasil, é “nociva” e “inconveniente” aos reais interesses de soberania do País e do continente latino-americano.

A revista digital Terra Magazine revela que o governo dos EUA negocia o uso de sete bases militares no território da Colômbia. Críticas às negociações bilaterais com o Pentágono devem marcar na próxima segunda-feira o encontro da Unasul (União das Nações Sul-americanas), antecipa o portal cujo editor-chefe é o jornalista Bob Fernandes.

- Não precisamos de bases militares de uma potência para pretender estabelecer essa segurança. Isso não é possível… Creio que essas organizações bilaterais, no instante em que estamos todos empenhados numa multilateralidade de valores, de convivência pacífica, são inconvenientes, nocivas. Não é esse o método – critica Waldir Pires, na entrevista concedida ao repórter da TM, Claudio Leal.

Na apresentação da entrevista, Terra Magazine assinala que, pelo acordo, as bases de Palanquero (no estado de Cundinamarca), Aiay (em Meta) e Malambo passariam para o controle dos EUA. Na recente visita da líder chilena Michelle Bachelet ao Brasil, o presidente Lula revelou seu desconforto com o avanço militar americano.

“Participei de reuniões do Conselho de ministros da Defesa muito na linha de podermos e sabermos organizar os interesses da defesa dos países da América do Sul… Levianamente, se vende a ideia de que permanecemos incapazes de nos organizar” ressalta o ex-ministro da Defesa, que se manifestou pela primeira vez sobre a política externa do Brasil desde que deixou o cargo, em 2007.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?