3 de agosto de 2009

 

Repercute na “mídia” censura do Instituto Goethe ao ato de lançamento do site do deputado Emiliano José (PT-BA)

Os jornais A Tarde, Tribuna da Bahia e Jornal da Metrópole, cada um à sua maneira, registraram a censura do Instituto “Cultural” Brasil-Alemanha ao coquetel de lançamento do site do deputado federal Emiliano José (PT-BA).

Almocei outro dia no restaurante natural Gergelim, na Pituba, com o jornalista Arthur Andrade e ele me perguntou qual teria sido a razão. Afinal, o ICBA/Instituto Goethe de Salvador, durante a ditadura militar, sempre foi uma espécie de território livre para a intectualidade baiana, principalmente para os amantes de cinema. Eu respondi ao jornalista que os tempos eram outros, a direção era outra, a ideologia era outra.

O tempo passou e a nova direção do Instituto Goethe/ICBA não reconhece os três poderes da República. Digo isso porque se o espaço for requisitado pelo Poder Executivo, através da Secretaria da Cultura ou Ministério da Cultura, tudo bem. Se o espaço for requisitado pelo Poder Judiciário para um seminário de desembargadores, tudo bem. Mas, para o Poder Legislativo, ah, isso não. Poder Legislativo remete a parlamentares, à política e, política, não. É uma herança filosófica do nazismo. Hitler detestava política e políticos. O pessoal do Instituto Goethe precisa pensar melhor e se libertar desse ranço. A democracia e os três poderes vieram para ficar.

LEIA O REGISTRO DO SITE BAHIA EM PAUTA

ICBA cancela ato de Emiliano e rompe laços antigos
Fonte: Blog Bahia em Pauta (27/07)

Não convidem para dividir o mesmo prato de boa salsicha da Bavária, servida com pão de forno de lenha quentinho, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) e os atuais diretores do Instituto Cultural Brasil-Alemanha em Salvador.

O parlamentar e ex-professor da Escola de Comunicação da UFBA e seus assessores não ficaram nada contentes - para dizer o mínimo – com a decisão do ICBA de cancelar o ato de lançamento do novo site do parlamentar, marcada para hoje (27/7), no tradicional casarão de cultura da Vitória.

Pior que a atitude em si foi o motivo alegado pelo tradicionalmente liberal Instituto Goethe para cancelar a festa de Emiliano na última hora: “O Goethe afirmou aos organizadores que a Casa não comporta eventos de interesses políticos, “apesar de ter recebido 50% do valor do aluguel adiantado”, segundo detona a nota distribuída pela assessoria de comunicação do parlamentar.

Os organizadores da festa petista asseguram que os responsáveis pelo ICBA sabiam que seria o lançamento do site de um deputado federal e só comunicaram o cancelamento na sexta-feira (24), quando o evento já tinha sido divulgado e os convites já estavam na rua. “Em breve serão informados o novo local e data do lançamento”, completa o comunicado.

Mas nem tudo se encerra aí. Está em perigo, como se vê, uma relação que vem de longe e parecia inabalável entre o atual parlamentar petista e o Goethe da Bahia. Laços formados desde a origem da Jornada de Cinema da Bahia, tempo em que o ICBA de Salvador era um território exemplar de liberdade política e as portas do casarão da Vitória estavam sempre abertas para Emiliano e para as manifestações mais livres na Salvador de outras décadas.
Uma pena!
(Postado por: Vitor Hugo Soares)


LEIA O REGISTRO DO SITE BAHIA DE FATO

Diretoria do ICBA censura evento de deputado do PT da Bahia
Fonte: Blog Bahia de Fato (25/07)

Você não vai acreditar. Está cancelado o lançamento do novo site do deputado federal Emiliano José (PT-BA), que seria na próxima segunda-feira (27), no espaço externo do Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Instituto Goethe). A assessoria de comunicação do parlamentar discretamente explica que houve “problemas no espaço”.

O problema foi que uma diretora que não ouso dizer o nome, depois de receber 50% de sinal e confirmar o evento, avisou que estava desfeito o negócio por se tratar de evento de POLÍTICO.

Isso é uma grande decepção. O Instituto Cultural Brasil-Alemanha (Instituto Goethe) durante a ditadura militar era uma espécie de território livre da esquerda, da universidade, dos cinéfilos e atores. Passada a ditadura, em plena democracia, uma diretora desfaz um contrato com este argumento fascista? Heil Hitler!.

Emiliano José, jornalista, escritor, doutor em comunicação, agora deputado federal, vai fazer o lançamento de seu novo site construído pela agência de publicidade Olhos D´Água, com direito a twiter, Orkut, youTube, biografia, fotos e textos.

Nova data será marcada, em algum espaço democrático.

Comments:
Acompanho e uso seu blgo como fonte de informação de contraponto. Mas acho que você perdeu o foco com essa acusação de facismo. Mantenha sua imagem, procure se informar mais doas fatos antes de partir para agressão com uma piada de mal gosto como essa.

Realmenet aposto minhas fichas em seu blog como uma boa fonte de discussão na Bahia. Por favor não nos decepicione.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?