20 de abril de 2009

 

Governo Lula favorece o surgimento do “novo circo”

Quem reconhece que o Governo Federal promove políticas públicas em defesa do circo é Rodolfo Alexandre Cascão Inácio, palhaço de circo, educador e coordenador do Grupo Parangolé Arte Mobilização. A sociedade tecnológica, a mídia e a indústria cultural praticamente destruíram o circo tradicional, aquele que nasceu na Inglaterra (século XVIII), transformou-se em teatro de mímica (século XIX) e explodiu em retumbante sucesso no século XX. Foi-se no tempo o circo que a Semana de Arte Moderna de 1922 celebrou.

No Brasil, o circo teve seu auge na década de 1950 com o circo-teatro. Dois palhaços de circo popularizaram o cinema brasileiro: Oscarito e Grande Otelo. Oscarito foi para a TV Tupi. O palhaço Carequinha chegou a gravar 26 discos. O circo era tão importante que por seus palcos passaram Catulo da Paixão Cearense, Pixinguinha, Araci de Almeida, Bibi Ferreira, Orlando Silva, Plínio Marcos e Marília Pêra. Vicente Celestino tornou-se o maior cantor do Brasil cantando debaixo da lona.

Mas, tudo isso passou. Restam pouco mais de 500 circos em todo o Brasil, a maior parte caindo aos pedaços. Enquanto o Congresso Nacional não aprova a Lei do Circo, transformando-o em patrimônio cultural brasileiro, o Governo Lula se move. A Funarte promove premiação para aquisição de lonas e acessórios, patrocina oficinas de capacitação para gestores, bolsas de incentivo às pesquisas das artes circenses. Em 2008 foram lançados três editais de fomento ao circo.

Segundo o palhaço Rodolfo Alexandre Cascão, em artigo publicado no Le Monde Diplomatique (edição de abril de 2009) está surgindo o “novo circo”, uma simbiose do circo com o teatro, com o advento de escolas de circo, muitas experiências de circos sociais, festivais de circo, pesquisas acadêmicas e publicações. O circo pode voltar a pulsar na alma brasileira, sem maus-tratos a animais. Afinal, como afirmou Ariano Suassuna, “o circo é a imagem mais completa da representação da vida”.

CIRCOS DA BAHIA RECEBERAM LONAS

Na Bahia, há poucos dias (17.04) seis circos vencedores do “Prêmio Funarte para Aquisição de Lona Circense” receberam o benefício. É um ato inédito na história dos pequenos circos da Bahia, uma grande passo para a reestruturação e renascimento da arte de circo no interior do Estado. O prêmio integra o Programa de Fomento ao Circo. Nada escapa ao Secretário da Cultura, Márcio Meirelles, tão atacado pela burguesia nativa.

Comments:
ola meu comentario e uma DENUMCIA E PERGUNTA sera q dentro da funarte no rio de janeiro la do escritorio q promove o EDITAL PREMIO FUNARTE EM APOIO AOUS CIRCOS SERA Q LA TEM ALGUEM Q E DE CIRCO OU JA FOI?
sabe pq apergunta? e q eu so vejo todos os anos os mesmos circos quanhando os premios pq nao tem chance os q nunca ganharão? vc sabia q na bahia tem gente q nem e di circo e estar ganhando o premio?
sabe o q e isso? e falta de fiscalização por parte da funarte se vcs obcerva direitinho vera q todos os anos eles ganhão os premios e nao estao fasendo nada do q eles prometerão NO PROJETO i atnção isso estar acontecendo em todos os estados do brasil e com a maioria dos circos q estao sendo premiados NA BAHIA TODOS OS ANOS SAO PREMIADOS AS MESMAS PESSOAS SERA Q ISSO NAO E FALTA DE FISCALIZAÇÃO? SERA Q NAO SERA PRECISO FISCALIZAR ESSAS PESOAS VC TEM CERTESA DE Q ELES ESTÃO CUMPRIDO COM O Q ELES FALAO Q VAO FASER NO EDITAL? OLHA POR FALTA DE FISCALIZAR ESSAS PESSOAS O DINHEIRO DO PREMIO Q ELES DIZEM NO EDITAL Q VAO COMPRA LONAS FIGURINOS ETC ELES ESTAO COMPRANDO E CARROS FASENDO CASA ENTAO NADA A VER COM O Q ELES DIZEM NO PROJETO EU MESMO JA MANDEI TRES PROJETOS E NADA E POR ICRIVEL Q PAREÇA EM TRES ANOS CONCECUTIVO SAO AS MESMAS PESSOAS Q GANHÃO AQUI NA BAHIA POR EXEMPLO TEM GENTE Q MANDA O PROGETO PRA PRA GANHAR 15MIL PRA FASER UM APARELHO E SO GASTA 300 PQ NAO TEM EM Q GASTAR O RETANTE TEM DONO DE CIRCO Q GANHOU PREMIO PRA REATIVAR O TEATRO NO CIRCO E NUNCA SAIU DO PAPEL SO USANDO DE MA FE
PODE ISSO?GENTE E PRECISO UMA FISCALIZAÇÃO E VER PQ SO AS MESMAS PESSOAS GANHAO TODOS OS ANOS VAMOS VER ISSO DIREITINHO E DAR CHANCE AOS Q AINDA NAO GANHARÃO
OBS tem gente q nem e di circo e no progeto eles disem q e i estao ganhando sera nao e falta de fiscalização?
esses donos de circos ganhao todos os anos e nunca fasem o q eles disem no progeto agora eu pergunto onde estar o dinheiro q eles estao ganhando da funarte?
PQ ELES GANHÃO TODOS OS ANOS E NUNCA FASEM NADA?SERA Q NAO E FALTA DE FISCALIZAÇÃO?
OBS SE LA DENTRO DA FUNARTE TEM PESSOAS Q JA FORAO DE CIRCO OU SAO DE CIRCO COMO E Q ELES DÃO O PREMIO DE 15MIL PRA UMA PESSOA FASER UM APARELHO Q NAO GASTA MAIS DO Q 300REAES?
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?