17 de abril de 2009

 

Le Monde Diplomatique fala da “força das ruas” e dos crimes da ditadura

Acabo de comprar Le Monde Diplomatique (edição de abril). A manchete da capa é “A força das ruas”. Trata-se de um texto intitulado “A riqueza dos pobres contra a pobreza dos ricos”, da autoria de Giuseppe Cocco, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele é autor da obra “Global – Biopoder e luta em uma América Latina Globalizada”, escrita em conjunto com o cientista político italiano Antonio Negri. Leitura obrigatória.

Na última página, na seção Livros, tem uma resenha assinada por Pedro Pomar, jornalista e editor da Revista ADUSP, da Associação dos Docentes da USP. Ele é autor da obra “Massacre na Lapa”. Pedro Pomar, no Le Monde Diplomatique escreve sobre o livro “Dos filhos deste solo” da autoria de Nilmário Miranda (ex-Secretário Especial dos Direitos Humanos e atual presidente da Fundação Perseu Abramo) e de Carlos Tibúrcio (jornalista baiano radicado em Brasília, onde trabalha na assessoria do presidente Lula).

Segundo Pomar, “Trata-se do mais completo dossiê dos crimes cometidos pela ditadura militar”. A nova edição da obra “contrasta com a onda de revisionismo histórico liderada por herdeiros e admiradores da ditadura, que pretendem diluir as atrocidades por ela cometidas”. Pomar afirma que não há como não se indignar diante da covardia e iniquidades praticadas contra os opositores do regime militar. Ele cita, como exemplo, o caso de Nilda Carvalho Cunha, baiana, de 17 anos, assassinada, e de sua mãe Esmeraldina, encontrada enforcada em casa, depois de revirar o céu e a terra para esclarecer a morte da filha. Foram “eles”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?