3 de novembro de 2008

 

Taxista desinformado prega volta ao passado na Rádio Metrópole

A Rádio Metrópole abre seus microfones para todo tipo de reclamação popular. É um bom serviço público. O diabo é quando os saudosos das trambicagens do carlismo se manifestam. Outro dia, um suposto taxista (anônimo) reclamava da suspensão do financiamento de táxis pela Desenbahia e terminava o choro com uma exclamação: ah! Que saudade de ACM.

Então fui conferir. O Protáxi nasceu quando o carlismo dominava o extinto Desenbanco, em 1994. Neste ano financiou 740 taxistas. No ano 2000 não passou de 316 táxis. Nunca financiou mais de mil táxis por ano. Em 2008, o Protáxi financiou 1.511 taxistas, mais que o dobro de seu primeiro ano. No passado, a burocracia era tanta que sobravam recursos. Agora, com a agilização da papelada, a demanda é logo atendida antes do final do ano. Todo o orçado é gasto.

Neste ano, em outubro todas as solicitações pertinentes foram atendidas. Os financiamentos realmente só voltam em janeiro de 2009. Por motivos que não remetem a saudade nenhuma de ACM:

1) As montadoras provocaram uma retração na oferta com férias coletivas. Sem veiculo, de nada adianta financiamento.

2) Como são recursos do Orçamento do Estado ocorreu o esgotamento da verba, pelo atendimento agilizado de todas as solicitações.

3) Como é dinheiro público, oriundo do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundese), o capital precisa ser retroalimentado pelo pagamento das parcelas dos financiamentos, por força legal.

Não há porque sentir saudades de ACM, a não ser da parte de uma pequena patota que financiava e não pagava, mesmo com os juros subsidiados pelo governo.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?