18 de agosto de 2008

 

Mário Kertész silencia sobre mordaça de Imbassahy à Rádio Metrópole

A Tribuna da Bahia publicou hoje (18), na coluna Raio Laser, que a imprensa não se solidarizou com Mário Kertész pela mordaça com que o candidato do PSDB, Antônio Imbassahy, calou a Rádio Metrópole. A imprensa não sei, mas o blog Bahia de Fato se manifestou em primeira mão. É uma verdadeira censura à imprensa via judicialização da campanha eleitoral. Essa de proibir a simples menção do nome Imbassahy é um verdadeiro atentado.

De volta dos Estados Unidos, onde se encontrava a passeio, Mário Kertész falou de tudo, menos de Imbassahy. Terá o neotucano silenciado o velho guerreiro?

LEIA A NOTA EDITORIAL DO JORNAL METRÓPOLE

Imbassahy consegue liminar que proíbe Metrópole de falar a seu respeito

É público e notório que nem todo mundo tem estrutura para agüentar críticas. E se essas críticas são, na verdade, a mais pura realidade, a carapuça pode caber direitinho. Antonio Imbassahy, duas vezes prefeito de Salvador e ex-cria carlista, reafirmou que no seu DNA ainda estão os resquícios do modo de governar do seu antigo tutor.

Em uma ação judicial contra a Rádio Metrópole, ele conseguiu liminar proibindo a emissora de emitir opinião a seu respeito, seja positiva ou negativa. A liminar foi concedida em 12 de agosto pelo juiz Everaldo Cardoso de Amorim do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e comunicada a emissora no dia 14. Em caso de descumprimento, a pena é de R$10 mil.

A atitude é um tanto radical, já que a emissora não foi procurada pelo candidato em nenhum momento, e questionável já que Imbassahy pousa de democrata e se alia a partidos de esquerda.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima questionou a atitude. “A iniciativa não me surpreende. Isso é da própria origem dele. Imbassahy está revestido dessa nova pele, de cordeiro, mas ele é filho adotivo do carlismo”, afirmou.

Geddel disse ainda que a atitude do candidato a prefeito não o surpreendeu. “Ele já entrou na Justiça para cassar a candidatura de João, pediu ao Judiciário uma busca na sede do PMDB e agora está censurando uma rádio. O candidato do PSDB precisa controlar o seu nervosismo", criticou.

Os advogados do neotucano alegam que o candidato se sentiu ofendido porque o apresentador Mário Kertész, durante o Jornal da Bahia no Ar e Jornal do Meio Dia dos dias 5 e 8, comentou que o candidato não havia permitido que sua esposa Márcia Imbassahy concedesse entrevista ao Jornal da Metrópole. Vale ressaltar que a justificativa dada pela assessoria do candidato é que Márcia é uma mulher tímida e que por isso preferia se calar.

O Grupo Metrópole reforça seu compromisso em informar a toda a população os assuntos referentes a cidade. Mais do que isso, reforça os espaços para que todos se manifestem, inclusive àqueles que preferem nos calar ao invés de se defender.

LEIA NOTA DO BLOG BAHIA DE FATO

Imbassahy usa a tática da mordaça contra Rádio Metrópole

O autoritarismo faz parte do DNA de Antônio Imbassahy (ex-PFL), candidato do PSDB à prefeitura de Salvador. Atendendo representação do candidato tucano, a Justiça Eleitoral simplesmente PROIBIU que a Rádio Metrópole faça qualquer menção ao nome “Imbassahy”. Mário Kertész e os demais radialistas não podem falar o nome “Imbassahy” nem contra nem a favor.

É muita burrice política. A proibição não incluiu o jornal nem o site. O jornal semanário Metrópole foi parado na rotativa para mudança de capa. Agora, a manchete de capa é: A Tática da mordaça: contestado, e apavorado, Imbassahy não suporta críticas e censura a rádio Metrópole. De Nova York, onde se encontra a passeio, o dono da emissora, Mário Kertész, sugeriu aos radialistas que somente mencionem “aquele candidato com nome de praia”. É que no Litoral Norte da Bahia tem uma praia chamada Imbassahy.

Distribuído gratuitamente o semanário Metrópole, naturalmente, não vai dar para quem quer.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?