22 de maio de 2008

 

CGU do Governo Lula já puniu 1.711 servidores federais envolvidos em corrupção

Querendo ou não nossa mídia golpista e hipócrita, o Governo Lula tem feito uma verdadeira “Operação Mãos Limpas” no Brasil. Desde 2003, a Controladoria-Geral da União, nas administrações Waldir Pires e Jorge Hage, já puniu 1.711 agentes públicos federais de todos os níveis, envolvidos em práticas ilícitas. Entre eles, há diretores, altos assessores e superintendentes de estatais, auditores e fiscais da Receita Federal, da Previdência e do Ministério do Trabalho e Emprego. A informação é da Agência Brasil.

Do total de 1. 711 servidores punidos, 1.485 foram demitidos, 127 foram demitidos dos cargos comissionados e 99 tiveram a aposentadoria cassada. O Governo Lula, ao dar autonomia para a atuação da CGU, está mudando a cultura do “deixa pra lá” e do “não tem jeito” quando se trata do uso indevido do dinheiro público.

Aqui sempre imperou a crença da impunidade. Isso está mudando. A ação da CGU só não causa maior impacto porque a grande imprensa deturpa sistematicamente a ação investigativa e punitiva do governo, através da Polícia Federal, por exemplo, ao publicar manchetes deformadas atribuindo ao Governo Lula a corrupção descoberta e punida pelo...Governo Lula.

Segundo o ministro Jorge Hage, o agente público corrupto achava que valia a pena praticar o ilícito porque tinha certeza de que não seria punido, ou porque o Judiciário demora muito para julgar os processos, ou porque, com nossa legislação, um bom advogado pode fazer um processo demorar dez, vinte anos. Daí o crime prescreve e a punição não chega.

No Brasil não está ocorrendo um aumento da corrupção, como divulga a grande imprensa. No Brasil de Lula está ocorrendo o aumento da DESCOBERTA dos casos de corrupção, que eram sempre encobertos.

Mas, há um setor que desafia a tudo e todos. “As prefeituras baianas, por exemplo, ainda registram índices elevados de irregularidades cometidas por administradores e gestores públicos”.

A afirmação é de Jorge Hage. Só discordo de uma coisa. Hage acha que as irregularidades se devem ao despreparo dos administradores e servidores. É nada. É a mais pura corrupção, deslavada. Os prefeitos eleitos, de modo geral, chegam para roubar, desviar recursos públicos, e muitos servidores se corrompem, são corrompidos.

Na maior parte das prefeituras da Bahia fornecedores só recebem pagamento se deixar uma comissão para traz. Quem não sabe disso?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?