3 de outubro de 2007

 

Povo vai voltar a morar no Pelourinho

Os últimos 16 anos de carlismo na Bahia consolidaram a idéia nazista de deslocar a população excluída dos casarões do Pelourinho. Comerciantes e artistas privilegiados ocuparam o espaço, de graça. Nestes 16 anos, 1.674 famílias foram expulsas da área. Agora, quando o competente secretário da Cultura Márcio Meirelles anuncia novos planos, a mídia baiana caiu de pau. Por trás do noticiário envenenado estão os interesses contrariados de comerciantes. Nada mais que o vil metal está em jogo.

A receita do carlismo para explorar o Pelourinho é insustentável, O governo paga os shows, eternamente, para que os comerciantes ganhem dinheiro, eternamente, tudo em nome do “turismo”. O que está mesmo fazendo turismo é o dinheiro do povo, sai do Tesouro e “viaja” para os bolsos dos espertos.

O conceito de ocupação do Pelourinho vai mudando. Os despejos forçados acabaram. Os moradores que sobraram vão ficar. Os antigos moradores poderão voltar. Os imóveis do Pelourinho vão ser transformados em habitação para a faixa de até dois salários mínimos. A Associação dos Moradores do Centro Histórico (Amach) acompanha o andar da carruagem.

Ao divulgar a nova concepção de restauração e revitalização do Centro Histórico o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, criticou as políticas públicas equivocadas do passado:

"O conceito preponderante era o de esvaziamento, de retirada da população, de modo a tornar aquilo mais aceitável e palatável para o padrão de consumo da classe média e turística. Assim, prevaleceu a idéia de transformar o centro de Salvador exclusivamente em núcleo turístico, expulsando a população de baixa renda".

A elite branca da Bahia está dizendo que quem morava no Pelourinho eram as putas. E daí? Puta também é gente.

Entretanto, ao contrário do noticiário, o Secretário de Cultura Márcio Meirelles, o governador Jaques Wagner, o ministro interino da Cultura Juca Ferreira anunciaram a PROGRAMAÇÃO DE VERÃO para o Pelourinho. A festa continua com shows, atividades culturais e ensaios. Um Conselho gestor foi instituído para executar ações de reparos em 20 imóveis do Pelourinho.

O lema agora é: “Novo Pelô, bom para MORAR, trabalhar, freqüentar e visitar”.

Acabou a fofoca.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?