25 de julho de 2007

 

Tragédia do vôo da TAM tem servido de pretexto para ataques políticos a Lula

LEIA ARTIGO LÚCIDO DE JOSÉ GENOÍNO:

Sobre a tragédia do vôo da TAM
José Genoino

O Brasil, nesta última semana, foi palco da disputa política e ideológica mais intensa e radical do segundo mandato do presidente Lula. A tragédia que matou 200 passageiros de um vôo da TAM, serviu de pretexto para a mídia cerrar fileiras no ataque ao governo.

A linha editorial da cobertura da mídia sobre este horrível acontecimento está sendo feita objetivando atacar o governo, ao mesmo tempo em que alivia e contemporiza com as empresas envolvidas. Contrapõe pareceres técnicos a opiniões de leigos, cientistas políticos e pessoas diretamente atingidas pela tragédia com o intuito de confundir, promover o espetáculo e atacar o governo. O último exemplo foi a repercussão dos comentários precipitados dos deputados da CPI que estão acompanhando as análises da caixa preta do avião nos Estados Unidos.

É nesse contexto que devemos repudiar a cobertura politizada, tendenciosa e com base em pré-julgamentos dada ao gesto do professor Marco Aurélio Garcia. A mídia tentou transformar um gesto explícito de indignação contra sua cobertura num ato de desrespeito às vítimas. Alguns veículos de comunicação, ao invés de informar as possíveis causas do acidente - levando em conta laudos técnicos e perícias -, preferem projetar fatos com o objetivo de atacar o governo.

Para nós, é imperiosa a necessidade do governo agilizar as medidas para enfrentar a crise na viação civil. O governo precisa restabelecer a autoridade e o controle dessa área tão sensível para toda a população brasileira.

Ao mesmo tempo, apoiamos todas as medidas anunciadas, trabalhando no Congresso Nacional para sua concretização. Mas temos o dever de compreender que setores da mídia estão mais interessados em atacar o governo do que informar sobre todos os aspectos da crise e da tragédia com o avião da TAM, da mesma forma que a oposição está mais preocupada em culpar o governo do que em ajudar a encontrar um caminho para a superação de uma crise, que é do país.

José Genoino é deputado federal pelo PT-SP.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?