25 de julho de 2007

 

A direita fascista ganhou. Sai Waldir Pires do Ministério da Defesa

O Governo Lula vai ficando cada vez mais pobre.

Como não tenho a menor confiança no que escreve a mídia brasileira, segue a informação oficial da Radiobrás/Agência Brasil:

Ministério da Defesa precisa ter força para mudanças que precisam ser feitas, diz Lula

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil - 25/07/07

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é preciso se repensar o Ministério da Defesa. Ao participar da solenidade de posse, no Palácio do Planalto, do novo ministro Nelson Jobim, Lula disse que nos momentos de crise, "precisamos sofrer menos e fazer as coisas que precisam ser feitas". "É preciso que a gente tenha o ministério com a força suficiente para fazermos as mudanças que precisam ser feitas: desde de se discutir a modernização, reaquipar a estruturação das Forças Armadas brasileiras até colocar pessoas para tomar conta de tudo aquilo que é pertinente às Forças Armadas", disse.

"É preciso repensar, porque o ministério [da Defesa], tal como ele está, está aquém daquilo que é a exigência da sociedade brasileira", disse. Lula afirmou que a sociedade, assim como o governo, precisa aproveitar os "momentos difíceis" para tirar lições e fazer as mudanças que precisam ser feitas. O ex-ministro da Defesa, Waldir Pires, deixa a pasta após uma série de críticas sobre o papel das autoridades do governo sobre a regulação do setor aéreo.

"O ministro Waldir e os ministros sabem que muitas vezes a gente vai criando instituições e muitas vezes é difícil você comandar esse conjunto de instituições. Hoje nós temos a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], o Conac [Conselho Nacional de Aviação Civil], a Infraero [Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária], o Ministério da Defesa. É um conjunto de instituições que nós precisamos aproveitar nesse momento para fazer com que essas instituições tenham uma única cabeça pensante e que decida", disse.

Nelson Jobim assumiu o cargo no lugar de Waldir Pires. Desde a manhã, a versão oficial da assessoria de comunicação do Palácio do Planalto foi mudada. Inicialmente, a assessoria informou que o cargo foi colocado à disposição pelo ministro. Pouco depois, corrigiu a versão oficial divulgada aos jornalistas ao confirmar que o presidente Lula pediu o cargo do ministro. Durante o discurso, Lula reafirmou a primeira versão de que Pires colocou o cargo à diposição.

Waldir Pires compôs a equipe ministerial de Lula durante todo o primeiro mandato. Primeiramente, como ministro da Controladoria Geral da União e, a partir de março do ano passado, assumiu o Ministério da Defesa.

QUEM É JOBIM

O novo ministro da Defesa, Nelson Azevedo Jobim, nasceu em 12 de abril de 1946, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1968. Foi deputado federal por duas vezes consecutivas, representando o PMDB do Rio Grande do Sul. Seus mandatos foram de 1987 a 1991 e de 1991 a 1995.

Em 1995, Jobim assumiu o cargo de ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso. Ficou no cargo até abril de 1997, quando foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Francisco Rezek.

Assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2001, e presidiu o processo eleitoral de outubro de 2002. Foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em abril de 2003. Como presidente do STF, exerceu também o cargo de presidente do Conselho Nacional de Justiça. Aposentou-se em 2006.

Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?