14 de julho de 2007

 

A Tarde comprova que não vale a pena ler jornal pela manhã

Lula tem razão. É melhor não ler jornais pela manhã. Aborrecem. Veja o caso do jornal A Tarde, deste sábado, 14. Forçando a barra na matéria intitulada “PAC privilegia prefeituras aliadas”, à página 18, o jornalista Flávio Oliveira vincula a escolha dos municípios beneficiados pelas obras do PAC, anunciadas em Salvador pelo presidente, a uma escolha política.

Tais municípios seriam administrados pelos “aliados” do governo e por isso teriam sido escolhidos. Evidentemente é uma mentira. Até um cego dá para ver que as cidades selecionadas seriam selecionadas fosse qual fosse a vinculação partidária. Salvador, se estivesse sendo administrada pelo DEM ou pelo capeta, teria que ser beneficiada, assim como as médias cidades baianas e a maioria da região metropolitana.

O jornalista ainda ouviu a ministra explicar os fundamentos baseados no impacto social, na concentração populacional, fatores elementares. O jornalista ouviu burocraticamente a ministra Dilma Roussef, mas o lead já estava pré-fabricado. Tarefa cumprida. A matéria depõe contra o currículo do jornalista porque se alinha ao que tem de pior na imprensa nacional. Não é apenas um equívoco, é uma mentira midiática e desinforma a população.

Como a dar razão a Lula, que aconselhou Wagner a não ler jornais pela manhã, o jornal A Tarde, na mesma edição do dia 14, em seu editorial intitulado “Maus Conselhos”, deturpa o que Lula disse e, de certa forma, fortalece o que realmente Lula disse. O presidente não aconselhou Wagner a não ler de forma generalizada, como dá a entender o texto. Lula aconselhou Wagner a não ler jornais pela manhã, para não começar o dia aborrecido.

O editorialista de A Tarde sequer leu o próprio jornal. Mesmo timidamente, A Tarde já noticiou que o prefeito Luiz Carlos Caetano, de Camaçari, teve seu nome retirado do processo gerado pela Operação Navalha pela juíza Eliana Calmon, a mesma que equivocadamente ordenou a prisão do prefeito, com base no relatório aloprado da Polícia Federal.

Ficou provado que Camaçari não tem obras com a Gautama, não tem contrato com a Gautama e nunca pagou nada à Gautama. A matéria do jornalista, o texto forçado, o título escolhido, o editorial com base em informações erradas, tudo isso reforça o conselho muito específico do presidente Lula. Não vale a pena ler jornal pela manhã, não comece o dia aborrecido.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?