19 de julho de 2007

 

Já está nas livrarias o livro que mostra como a mídia se prostituiu nas eleições de 2006

Já está nas livrarias o livro “A Mídia nas Eleições de 2006” (Editora Fundação Perseu Abramo), organizado por Venício A. de Lima com artigos de 16 autores que giram em torno de temas como a cobertura jornalística das eleições, o papel da mídia e alternativas para o aprimoramento do funcionamento da mídia na democracia brasileira.

O livro de 288 páginas custa R$ 33,00 e o organizador Venício A. de Lima é sociólogo e jornalista, pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília. Leitura imperdível.

O POVO VENCEU A MÍDIA

O texto da orelha do livro é esclarecedor. Para vários estudiosos, a grave crise política de 2005 e as eleições presidenciais de 2006 marcam uma ruptura na relação histórica existente entre a grande mídia e a política eleitoral no Brasil.

Nas comemorações populares após o segundo turno das eleições de 2006, surgiram faixas nas ruas com os dizeres “O povo venceu a mídia” e há avaliações sérias que consideram a grande mídia como a principal derrotada no processo eleitoral.

Ao contrário de outras eleições, há um relativo consenso entre jornalistas e pesquisadores, acadêmicos ou não, de que em 2006 o candidato eleito não foi o preferido pelos principais grupos de mídia do país.

A mídia nas eleições de 2006 é uma tentativa de capturar o significado mais amplo das eleições presidenciais, analisando o papel da mídia no processo eleitoral e registrando os resultados do acompanhamento da cobertura jornalística realizada por diferentes instituições.

IMPORTÂNCIA DE SITES E BLOGS

Para realizar este objetivo, o livro reúne 16 autores em torno de três questões fundamentais: (1) como foi a cobertura das eleições na mídia (2), qual foi o papel da mídia? (3) e o que é necessário fazer para mudar o quadro atual?.

As respostas obtidas indicam que o processo eleitoral brasileiro de 2006 será lembrado e estudado, entre outras características, por ter sido aquele em que houve forte desequilíbrio na cobertura jornalística dos principais candidatos à presidência da República, verificado por instituições independentes de pesquisa; por haver prevalecido uma atitude de hostilidade ao candidato Lula entre os jornalistas da grande mídia.

As eleições de 2006 também ficarão conhecidas por novos fenômenos: (1) o descolamento entre a opinião dominante na mídia e a opinião da maioria dos eleitores; (2) pelo sensível aumento da importância de sites e blogs no debate eleitoral; (3) pela entrada da mídia na agenda pública de discussão; (4) pela colocação da credibilidade da grande mídia em questão e pela crescente organização da sociedade civil provocando a emergência de uma série de novas mediações que diminuíram o poder de influência direta da grande mídia sobre boa parte dos eleitores.

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