29 de julho de 2007

 

Ditadura de Bush viola direitos de ir e vir dos norte-americanos

A notícia é da Agência Reuter e vem de Búfalo, EUA. Um grupo de 60 cidadãos norte-americanos atravessou, neste sábado, 28, a fronteira vindo do Canadá, depois de ter feito uma viagem de turismo a Cuba, violando assim o embargo econômico dos EUA contra a ilha comandada por Fidel Castro. Eles pertencem ao movimento “Venceremos Brigade”. Não foram presos, mas estão sujeitos a uma multa de US$ 7.500.

Os EUA são uma ditadura disfarçada de democracia. O embargo é um muro da vergonha.
Os cidadãos norte-americanos vindos de Cuba atravessaram a ponte que liga o Canadá ao Estado de Nova York. Os viajantes norte-americanos que desejam visitar Cuba geralmente saem do Canadá, país que tem vôos regulares para a Ilha socialista.

"O governo diz que não temos o direito de viajar, e nós achamos que temos, então estamos prontos para batalhar legalmente com o nosso governo", disse Kathe Karlson, membro da organização.

O protesto aconteceu após a polêmica visita do cineasta Michael Moore a Cuba para fazer seu novo documentário, "Sicko", no qual critica o sistema de saúde dos EUA.

Autoridades dos EUA têm investigado a viagem de Moore como uma potencial violação do embargo.

Norte-americanos que viajam a Cuba sem permissão geralmente não são presos ao voltar, mas podem receber uma multa de 7.500 dólares por gastar dinheiro na ilha sem permissão. (Por Cameron French).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?