13 de janeiro de 2012

 

Revista CartaCapital circula com especial sobre Nordeste


O Nordeste avança”, é a manchete da revista CartaCapital (7/12/1012). Após o ciclo dos programas sociais, a região aposta nas grandes obras e nos projetos industriais, para continuar a crescer acima da média nacional. O ciclo das políticas sociais dá lugar a uma segunda e, tudo indica, duradoura fase de desenvolvimento nordestino: a das grandes obras e indústrias. A revista chama de “segunda onda”, a fase nordestina após os programas sociais inflarem a renda, os investimentos em infraestrutura e novas fábricas que mudam o cenário regional.

A reportagem tem ainda tem um certo um espírito “sudestino” na feliz expressão do sociólogo Antônio Risério. Assim como existe o nordestino, existe o sudestino. Para CartaCapital o motor da economia nordestina está em Pernambuco e Ceará. À Bahia, coube uma referência de pé de página sobre o minério de Caetité, a ferrovia Oeste-Leste e as 35 milhões de toneladas que a Bahia transporta. Tem também uma página publicitária da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), que sequer é citada na reportagem. Para a CartaCapital, o microcrédito se resume ao Crediamigo do BNB e os financiamentos se resumem à Caixa e ao Banco da Amazônia. Não há nenhuma referência ao CrediBahia, programa de microcrédito estadual e seus congêneres existentes em cada estado da região Nordeste.

A revista pergunta a Antônio Risério: E o restante do Brasil, como vê o Nordeste? Ele responde: Há um novo olhar, sim, mas circunscrito a pequenos segmentos da sociedade: empresários, políticos, jornalistas, cientistas etc. Em plano de massas, não. A mudança ainda é muito pequena. A mentalidade sudestina (sim, assim como existem nordestinos existem sudestinos) de um modo geral, ainda é povoada por velhos estereótipos e preconceitos (...).

Pois não é uma visão sudestina, uma revista fazer reportagem sobre o Nordeste e não citar agências de fomento como a Desenbahia e suas congêneres estaduais? Quer dizer que só existe a Caixa, o BNB e o BASA...


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?