15 de setembro de 2011

 

Os reaças reagem contra justiça para Lamarca, o guerrilheiro herói

A revista CartaCapital, datada de 14 de setembro, aquela que tem a manchete “Bin Laden venceu”, na reportagem “Os reaças reagem” conta como o advogado do representante parlamentar dos torturadores, assassinos e golpistas militares de 1964, trava na Justiça as justas indenizações ao capitão Carlos Lamarca, um militar que deu a vida pela revolução, e a 44 camponeses que viviam na região do Araguaia e foram trucidados na guerrilha do PCdoB.

Em nem me lembrava mais da expressão “reaças”, uma redução da palavra “reacionários” que usávamos muito nas décadas de 60 a 70, durante a luta de minha geração contra a ditadura e pelo socialismo. No caso, os “reaças” comandados pelo deputado Jair Bolsonaro, pagam advogados para atrapalhar a indenização devida à viúva de Lamarca e a seus dois filhos, que foram obrigados a viver exilados em Cuba por dez anos, por sobrevivência.

Sábado, 17, completam 40 anos do cerco e assassinato do capitão Carlos Lamarca e seu companheiro Zequinha Barreto, em Pintada, uma localidade do município de Ipupiara, mais próximo entretanto de Brotas de Macaúbas.

Há uma grande programação em homenagem a Lamarca e Zequinha no dia 17, sábado, comandada pelo Instituto José de Campos Barreto e a Prefeitura Municipal. Soam mais como um desagravo à perseguição dos torturadores que ainda estão bem vivos e atuantes.

Meu deputado, Emiliano José (PT-BA), com quem escrevi o livro “Lamarca, O Capitão da Guerrilha”, em 1980, ainda em plena ditadura militar, vai estar presente. Emiliano José inclusive é autor de um Projeto de Lei que inclui Lamarca no livro dos “Heróis da Nação”.

As famílias dos camponeses assassinados, Lamarca, Zequinha, o professor Santa Bárbara e Otoniel Barreto devem ser indenizados porque foram executados de forma arbitrária e bárbara. Os militares são os criminosos. Os guerrilheiros são os heróis que lutaram por justiça social.

A luta pelo direito à verdade e à memória continua.

NOTA BENE – Por motivo de saúde, trabalho e uma programação inescapável não poderei estar presente às homenagens ao capitão Lamarca e a Zequinha. Meu deputado Emiliano José (PT-BA) me representará. Minha mente e meu coração estarão lá, presentes.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?