7 de dezembro de 2010

 

Jornalista Paulo Henrique Amorim ganha título de Cidadão Baiano

O combativo e premiado jornalista Paulo Henrique Amorim será laureado com o título de Cidadão Baiano. O Projeto de Resolução do deputado estadual Zé Neto (PT) foi aprovado pela Assembléia Legislativa da Bahia. Paulo Henrique Amorim é carioca de nascimento, mas, seu pai, Deolindo Amorim, é natural de Baixa Grande, Bahia. Paulo Henrique Amorim tem outra forte ligação com a Bahia. Ele é casado com Geórgia Pinheiro, jornalista baiana formada pela UFBA e atual diretora do portal Conversa Afiada.

Quem deve estar feliz da vida é o jornalista, escritor e professor Emiliano José (PT). Em outubro que passou, Paulo Henrique Amorim esteve em Salvador, pedindo voto para Emiliano, então candidato a deputado federal. Na Fundação Visconde de Cairu, Amorim falou sobre “O papel da mídia nas eleições”. Mais de 800 pessoas lotaram o auditório. Amorim defendeu o voto em Emiliano José para que se pudesse prosseguir no Congresso com a luta pela democratização da comunicação, garantindo uma banda larga universal, rápida e barata.

JORNALISMO COMBATIVO

Obviamente, a homenagem da Assembléia Legislativa se fundamenta na história profissional do jornalista independente, um dos maiores nomes da comunicação no Brasil. O título será entregue em data ainda a ser marcada. Amorim é formado em Sociologia Política, embora tenha abraçado a carreira de jornalista. Trabalhou na revista Veja (quando a Veja era ainda uma grande revista, vale esclarecer), na rede Globo de Televisão, na Band, Cultura. Também passou pela Manchete, Jornal do Brasil, ZAZ, Portal Terra, UOL e iG.

Desde fevereiro de 2006, apresenta na Rede Record o programa Domingo Espetacular, com Fabiana Scaranzi e Janine Borba. Atualmente, é também apresentador da Record News e responsável pelo blog Conversa Afiada, onde exerce um jornalismo instigante e de forma independente.

Como repórter e correspondente internacional, cobriu a Guerra Civil de Ruanda, a rebelião Zapatista do México, a eclosão do vírus Ebola na África, a Guerra do Iraque, o escândalo Watergate, a eleição do Presidente Clinton, o fim da União Soviética, a queda do Muro de Berlim, os conflitos de Kosovo e Sarajevo, entre outros acontecimentos.

Em 2005, Paulo Henrique publicou o livro “Plim-Plim: A Peleja de Brizola Contra a Fraude Eleitoral”, no qual denuncia o que considera uma trama que teria manipulado as eleições para o governo do estado do Rio de Janeiro no ano de 1982, com suposto apoio da Rede Globo (Caso Proconsult).

Comments:
Gosto muito do PHA, mas a Bahia tem que parar de ficar dando título de Cidadão Baiano. Galvão Bueno e José Serra devem ter jogado no lixo os títulos de cidadão baiano ou soteropolitano que ganharam aí.Políticos da Bahia vão trabalhar pra melhorar a educação,e não para dar títulos de cidadão Baiano que só envergonha.
 
Adorei a idéia! Gosto muito do PHA e de sua atuação em defesa da liberdade de expressão.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?