16 de outubro de 2010

 

Ruralistas e a classe média urbana proto-fascista são foco anti-Lula

A filósofa Marilena Chauí (USP) não atende mais a imprensa. Ela deixou de escrever para jornais e falar com jornalistas da velha mídia. Ela acha que a velha mídia está em seus estertores. A concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucos ameaça a liberdade de expressão. O futuro da liberdade de expressão está na Internet, no crescimento das alternativas e no resultado das eleições que delineiam o fim de um modelo.

Para ela, não é possível falar em democracia quando se tem a comunicação em poder de poucas famílias, sem qualquer possibilidade de contestação mais profunda pela sociedade.

Marilena Chaui vai na raiz do problema. A onda de ódio ao presidente Lula, por exemplo, além de ser explorada pela campanha de Serra – visto por ela como um grande perigo para a democracia brasileira - é alimentada pelos segmentos ruralistas e pela classe média urbana que ela considera proto-fascista.

“Eles” nunca irão perdoar o presidente Lula, por ter ele combatido a desigualdade no país. Estes focos ruralistas da agroindústria e da classe média urbana estão dentro dos 4% da população que consideram o governo Lula ruim e péssimo.

Eles não são adversários políticos, são inimigos de classe”. A classe média urbana apostou todas suas fichas na idéia de ascensão social e se vê ameaçada com a ascensão social da classe trabalhadora, com a política de distribuição de renda efetiva e com isso perdeu seu próprio diferencial.

Antes, o medo era a classe média cair na classe trabalhadora, agora, a revolta é que foi invadida pela classe trabalhadora.

Ela considera uma grande piada o discurso do empresariado reclamando da reconquista de direitos trabalhistas que podem levar “à perda de competitividade do mercado brasileiro”. Não é coisa séria. É coisa do Estadão, da Folha de S. Paulo, do Globo da revista Veja, não é para levar a sério essa conversa de campanha eleitoral sem consistência. Quando alguém for lá pedir as provas vão dizer que foram mal interpretados ou que não falaram isso.

E a questão da velha mídia? A disseminação da Internet e das mídias alternativas mudou completamente o padrão. Os jornais, por exemplo, estão deixando de dar notícias para oferecer opinião. Isso fará com que as pessoas busquem notícias em outros espaços.

A associação entre mídia e partidos políticos atrapalha a democracia e ameaça a liberdade de expressão. Ora, o que caracteriza uma sociedade democrática é o direito de produzir informação e de receber informação, de modo que possa circular, ser transformada. Mas o que a velha mídia está oferecendo é a ausência de informação, a manipulação da opinião e a mentira.

A velha mídia não tem mais compromisso mínimo com a verdade. Como é que a Folha dá manchete falando que Dilma vai tirar a questão do aborto do programa de governo se esta questão não está no programa? Eles dizem qualquer coisa. Portanto, a desinformação não serve à democracia, virou coisa de partido, perversa, produção da mentira.

LEIA NA ÍNTEGRA EM REDE BRASIL ATUAL

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?