13 de novembro de 2009

 

A Revolta dos Búzios vai para o livro dos heróis da pátria

Ao dar seu voto favorável ao projeto do deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), como relator na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, o deputado Emiliano José (PT-BA) produziu um excelente material sobre a Revolta dos Búzios.

O ensaio está publicado no site da revista Carta Capital. O projeto de Luiz Alberto propõe inscrever os nomes dos heróis da Revolta dos Búzios no livro dos “Heróis da Pátria”. No âmbito da Comissão de Educação e Cultura o projeto foi aprovado por unanimidade.

O deputado Emiliano José (PT-BA) descreve o ambiente naquele domingo, 12 de agosto de 1798. Muito cedo começou o alvoroço. Panfletos subversivos apareceram pregados nos principais pontos de Salvador. A agitação era grande porque Portugal proibia imprensa escrita na Colônia.

Começava a Revolução dos Búzios, a Revolta dos Alfaiates. Os líderes foram denunciados, quatro acusados condenados à morte pela forca. João de Deus mostra-se altivo e prega a liberdade. Os condenados foram esquartejados. O historiador baiano Luis Henrique Dias Tavares descreve o movimento em “História da Sedição Intentada na Bahia em 1798 (A Conspiração dos Alfaiates)”.

O enforcamento foi um espetáculo macabro. Salvador parou para ver o sacrifício dos mártires. A tropa mantém as armas voltadas contra o povo. Eles temiam a reação dos negros e mulatos, os pobres. Durante cinco dias a cidade viu os corpos esquartejados expostos.

LEIA EM CARTA CAPITAL

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?